Conceito de Calúnia

CalúniaPara conceituar o termo calúnia devemos ter em conta alguns sinônimos que têm quase o mesmo significado; para exemplificar o termo calúnia é muito parecido à difamação por obrar contra a honra de outrem, e exige por parte do que praticou a calúnia a retratação total para poder reparar o dano feito.

A calúnia é o ato de atribuir a alguém de maneira falsa uma responsabilidade pela pratica de uma ação determinada que possa ser interpretada como uma infração ou até mesmo como um crime. Se ficar comprovado de fato que esse fato é falso, já temos uma calúnia infringida a um terceiro.

Se nos referimos a uma acusação falsa que de fato fere a honra, uma falsa imputação, uma ofensa que atinge a reputação ou o crédito pessoal de outra pessoa, isso pode perfeitamente ser definido como calúnia. A calúnia é um ato que pode manchar a biografia de uma pessoa para o resto da sua vida, porém uma vez demonstrada a falsidade provocada por este ato espúrio, o imputado atingido por essa calúnia ou difamação pode exigir reparação de danos morais.

Considerada como crime, a calúnia é o ato de imputar a terceiros falsamente. As mentiras ou a falta com a verdade de uma só pessoa ou até mesmo de um grupo que são atribuídos a outra pessoa ou a uma entidade que não condizem com a verdade. A invenção de uma história ou uma declaração baseada na falsidade implicando a outra pessoa, em síntese é de fato considerada como calúnia e este ato é considerado crime e pelo qual o caluniador está sujeito ao peso da lei.

A calúnia é causadora de inúmeros problemas para os caluniados chegando a atingir familiares e amigos e deixando o caluniado ou difamado numa situação que muitas vezes chegam a causar-lhe problema em todos os âmbitos da sociedade que lhe rodeia. A calúnia, num mundo globalizado pode chegar a níveis fora de qualquer suspeita e transformar uma vida tranquila num mar de angústia.

A calúnia é própria de pessoas que pensam mais na vida dos outros que na sua própria. Evitar-se-ia a calúnia se cada um pensasse mais intensamente nos possíveis problemas que uma palavra falsa pode causar na vida dos demais.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Calúnia