Conceito de Calma

CalmaExistem alguns traços do caráter que são muito valiosos e que tem a ver com a felicidade. Uma das habilidades e inteligência emocional é ter a capacidade de manter a calma em momentos de dificuldade, ou seja, manter a serenidade para poder pensar com tranquilidade.

A calma é a paz de espírito, a fortaleza emocional do sujeito que não se deixa afetar de modo negativo pelas circunstâncias externas. Isto é, a pessoa que mantém a calma diante de circunstâncias externas não se deixa afetar. É mais difícil manter a calma nos momentos de dificuldade e em situações de tensão.

A calma reduz o estresse

Na sociedade atual, existem dois grandes inimigos da calma: o estresse e a ansiedade, estes são os maiores obstáculos que afetam a vida e a saúde das pessoas. O estresse e a ansiedade quando prolongados ao longo do tempo deixam uma marca negativa sobre o estado de ânimo e o bem-estar físico.

A partir deste ponto de vista, vale ressaltar que a calma é um princípio de saúde. Isto é, buscar a calma de modo consciente no dia a dia é uma premissa de autocuidado muito importante.

Como reforçar a tranquilidade

Existem alguns hábitos muito positivos para manter a calma no dia a dia: caminhar com frequência (passear e desfrutar de uma bela paisagem ajuda a ter um relaxamento emocional), estabelecer uma ordem de prioridades na agenda de acordo com o critério de tempo que possui (é importante não assumir nada além do que pode fazer), praticar exercícios de relaxamento e meditação, escutar música relaxante, cultivar seus passatempos favoritos, reforçar os momentos de lazer ao lado dos amigos, entre outros.

Para manter a calma é muito importante também determinar uma distância do seu telefone celular, este que insiste em interromper e atrapalhar o que se está fazendo. Essa atitude pode lhe trazer momentos de paz.

O turismo da saúde está cada vez mais demandado por parte das pessoas que buscam realizar uma viagem de relaxamento a um destino tranquilo onde possam reforçar a calma de viver recuperando a perspectiva daquilo que é importante. A vida no campo é mais calma que a vida das grandes cidades: menos trânsito, menos poluição e mais confiança entre os vizinhos. A calma melhora a qualidade de vida, potencializa o descanso adequado graças a um sonho reparador.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Calma. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/calma >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Calma