Conceito de Caligrama

A escrita mostra como a capacidade expressiva das pessoas ajuda na criatividade.

Uma das formas mais visuais de expressar uma mensagem é através de um caligrama, este que desenha palavras e forma uma figura para ser protagonista do texto. Trata-se de uma forma de arte bem inovadora que oferece um aspecto estético e cuidadoso para um poema.

Qual é a finalidade de unificar imagem e texto?

Expressar uma mensagem através da poesia visual, ou seja, comunicar a essência do eu poético através do sentido da visão. Quando uma pessoa lê com atenção uma mensagem de texto e desfruta da imagem do caligrama ela percebe que existe uma harmonia entre ambos os planos, ou seja, aquilo que expressa o texto e representa a imagem é exatamente o mesmo.

Poesia visual

A origem desta poesia visual é vanguardista e surgiu no início do século XX assim que se potencializou a inovação da produção artística. Trata-se de um ponto de inflexão a respeito da poesia tradicional. Um ponto de inflexão que proporciona um ar pictórico ao poema.

Enquanto a poesia pode parecer um gênero confuso para alguns leitores que se sentem pouco identificados com este tipo de literatura ou têm dificuldades para compreender a mensagem que o poeta deseja expressar, pelo contrário, o caligrama é uma forma poética muito interessante que permite de um modo pedagógico mais simples compreender uma ideia, já que a imagem se torna um reforço da mensagem de texto.

Forma divertida de fazer poesia

Este tipo de poema visual é apreciado especialmente por crianças e adolescentes, uma vez que mostra uma forma divertida de aprender poesia. Atualmente, existem programas informáticos que permitem realizar estes caligramas utilizando os recursos tecnológicos, no entanto, em suas origens, estes poemas eram feitos à mão.

São poemas muito criativos e engenhosos carregados de beleza por onde a imagem fica em primeiro lugar em relação ao texto. Através do Google, as pessoas podem encontrar vários modelos de caligramas que lhes ajudarão a apreciar este tipo de poesia diferente que atinge o coração do leitor.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Caligrama