Conceito » Caligrafia

Conceito de Caligrafia




CaligrafiaO termo caligrafia se refere à arte de escrever utilizando belos signos para a formação de letras e palavras. Considera-se uma arte porque a caligrafia seleciona os signos mais expressivos, elegantes e harmônicos para transmitir uma mensagem escrita e desta forma torná-lo mais visual e interessante aos olhos de quem o leem, além de estar absolutamente legível.

E por outro lado, a palavra caligrafia também se refere ao conjunto de características da escrita de uma pessoa. Por exemplo, aquela letra que é extremamente arredondada e o ponto do "i" acontece em forma de um círculo grande, são características que podem distinguir a forma de escrever de alguém e permitir seu reconhecimento entre muitas caligrafias.

Segundo os estudiosos, a origem da caligrafia pode ser encontrada a milhares de anos atrás, aproximadamente no ano de dois mil e seiscentos antes de Cristo, e na China, cultura que historicamente sempre deu grande valor a tudo aquilo que tem a ver com a escrita e a caligrafia. Inclusive, esta fascinação pode ser comprovada em boa parte da beleza visual que apresentam os ideogramas que formam boa parte da escritura desta comunidade.

Embora no Oriente a caligrafia siga mantendo sua forte marca, foi após a invenção da imprensa nas mãos de Gutenberg que a caligrafia perdeu sua força e importância, ganhando espaço a tipografia.

E sem falar que com as máquinas de escrever e os computadores tornaram a caligrafia cada vez menos frequente em nossa vida cotidiana, deixando de lado o uso da caneta.

De toda maneira, nem tudo está perdido e para alguns a caligrafia segue sendo uma arte e são feitos esforços para mantê-la viva e presente na atualidade, embora "outros" tenham conquistado a parada. Mas ainda podemos contemplar a caligrafia em nosso meio através dos logotipos de algumas empresas, nos rótulos de muitos produtos, entre outros.

Entre os diferentes tipos de caligrafia mais comuns se distinguem: a caligrafia composta por características árabes, a caligrafia chinesa, a ocidental e a japonesa ou shodo.

>> Próximo - Que Conceito >>