Conceito de Calamidade

CalamidadeO termo calamidade engloba um sem fim de sinônimos e abrange um grande número de outros termos que podem ter o mesmo significado. Uma calamidade pode ser uma desgraça acontecida em qualquer meio que envolve um grande número de pessoas e de coisas; uma catástrofe que atinge uma área muito grande; pode ser natural ou provocada e podemos usar como exemplo um cataclismo natural; um desastre de grandes dimensões é uma calamidade; algo que provoque um drama ou uma grande tragédia. Uma adversidade em grande escala é uma calamidade.

Calamidade também é sinônimo de uma grande miséria provocada pela fome, por uma praga prolongada; um flagelo que castigue a humanidade ou aos animais; uma epidemia em escala desproporcional. Uma calamidade provocada pela natureza pode ser uma inundação que provoca uma calamidade em uma cidade e atinge muitas famílias.

O termo calamidade vem acompanhado normalmente por uma desgraça ou um infortúnio. Pode-se definir calamidade como uma desgraça pública, uma catástrofe. As guerras são calamidades extensivas a um grande número de pessoas. A guerra é uma das maiores calamidades sofridas pelo homem porque atinge também a gente inocente que em meio a uma batalha ou a uma guerra, normalmente sofre danos irreparáveis e inclusive a morte.

Uma grande perda, um dano sofrido, uma grande desgraça, uma destruição de níveis elevados; tudo isso pode ser considerado como calamidades como forma de definição.
Em escalas menores uma calamidade pode ser um grande infortúnio vivido por uma pessoa ou até mesmo a infelicidade pessoal; calamidade pode ser alguma coisa ou alguma pessoa que é afligida ou incomodada por ser portadora de graves defeitos ou de inconvenientes físicos que lhe impeçam de desenvolver uma vida normal como a maioria dos seus semelhantes.

A história do ser humano está repleta de calamidades e podemos citar como exemplo recente os tsunamis que atingiu a Tailândia no ano de 2004 deixando um rastro de milhares de mortos e milhões de desabrigados. Outro exemplo recente de calamidade foi a destruição das torres gêmeas nos Estados Unidos por terroristas em 2001.

Exemplo de calamidade natural provocado pelo poder da natureza e que ficou marcado na história foi o grande terremoto de Lisboa no ano de 1775 que destruiu quase por completo a capital de Portugal.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Calamidade