Conceito de Cadeia Alimentar

A cadeia alimentar é um conjunto de relações de dependência dentro de uma comunidade biológica. De maneira bem direta e pouco científica é o estudo daquilo que se come no habitat natural.

Costuma-se dizer cadeia pelo fato das espécies de um habitat estar conectadas entre si. A cadeia é classificada como alimentar porque todas as espécies precisam comer para sobreviver. Vamos pensar num sapo que habita um brejo. Este animal é um elemento de uma cadeia e seu predador natural (por exemplo, a serpente) é outro elemento da mesma cadeia e ambos estão conectados entre si, já que um se alimenta do outro.

Os decompositores de uma cadeia alimentar

A cadeia alimentar está formada também por animais e vegetais mortos, estes que são utilizados por decompositores (bactérias e fungos) dos quais são invisíveis, mas fundamentais nas cadeias alimentares.

Por outro lado, deve-se levar em conta o papel da energia solar nos processos naturais, pois afetam tanto as plantas como os animais.

Rede trófica, entendendo a pirâmide

O conceito cadeia alimentar é conhecido também como rede trófica ou teia alimentar e funciona como um esquema de pirâmide na qual todas as partes se encontram interligadas. Na verdade, se uma espécie deixa de existir por algum motivo, as restantes deixam de estar em equilíbrio e podem chegar a desaparecer. Entre as principais ameaças que afetam as cadeias alimentares, podemos destacar duas: a seca e a intervenção humana no meio natural.

Funcionamento da cadeia

A inter-relação em forma de pirâmide entre os seres vivos dentro de uma rede é traduzida através da cadeia alimentar. Assim, em primeiro lugar estão os produtores (as plantas que produzem alimentos). Em segundo lugar aparecem os consumidores de primeira ordem (os animais herbívoros que consomem os alimentos das plantas). Em terceiro lugar estão os consumidores de segunda ordem (os animais carnívoros que se alimentam de animais herbívoros).

Na fase seguinte da cadeia estão os animais carniceiros ou consumidores de terceira ordem (aqueles que se alimentam de animais mortos em estado de putrefação). Por último estão os decompositores, animais responsáveis por decompor os resíduos orgânicos dos restos animais para que os tais resíduos voltem à natureza (por exemplo, as lombrigas, minhocas e insetos).

O ciclo da cadeia alimentar é uma rede de relações e concorrência entre os seres vivos que convivem em determinado ecossistema.

Foto: LifeJourneys I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Cadeia Alimentar