Conceito de Buscador

BuscadorUm buscador ou motor de busca é um sistema ou aplicação informática que permite a busca de todo tipo de termos e palavras-chave a partir do desenvolvimento de índices de arquivos armazenados em servidores web.

Na informática, um buscador é um sistema que opera com a indexação de arquivos e dados na web para facilitar a busca de termos e conceitos relevantes ao usuário com apenas uma palavra-chave sendo acessada. Ao entrar no buscador, a aplicação devolve uma lista de endereços Web nas quais tal palavra está incluída ou mencionada.

A utilização dos buscadores web se tornou um dos principais motivos de uso da Internet, facilitando a obtenção de informação e o trabalho de índole investigativa, mas também com fins sociais, recreativos e pessoais.

Tipicamente, os buscadores são motores de busca, ou seja, bases de dados que incorporam novos termos em forma constante e automática, ou então, índices temáticos, sistemas que precisam de um componente humano e manual para a entrada e designação de sites web a palavras-chave e categorias.

Há diferentes tipos de aplicações considerados motores de busca. Existem os buscadores hierárquicos também chamados aranhas ou spiders, os diretórios, os mistos de buscador e diretório, os metabuscadores, os buscadores verticais e muitos outros. Entre os buscadores mais populares da época estão: Google, Zoom, Blind, Ask, Bondfaro, Altavista e muitos outros.

Sendo o Google o mais famoso e usado atualmente convém detalhar as características de seu funcionamento. O sistema do Google é baseado no conceito de popularidade conhecido como PageRank, que é um algoritmo de avaliação de um agrupamento de páginas interlinkadas, como por exemplo, a web, que tem como finalidade classificar as páginas por relevância perante a este conjunto de páginas. Além disso, existem outros critérios que fundamentam o algoritmo de busca do Google e que o tornaram o buscador mais popular (e mais imitado) de todos os tempos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Buscador. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/buscador >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Buscador