Conceito de Bursátil

BursatilO termo bursátil também conhecido como mercado de ações é utilizado para referir-se a tudo aquilo que se relaciona à Bolsa de Valores, suas operações, seus valores, índices, entre outras questões.

Isto é, o mercado de ações se refere a todas as atividades financeiras que se realizam através da Bolsa, sendo justamente a Bolsa de Valores a mais frequente. A Bolsa de Valores é uma organização privada que oferece facilidades a seus membros para que possam entrar com pedidos, realizar negociações de compra e venda de valores, como: as ações de empresas, sociedades anônimas, títulos públicos, privados, entre outros. A negociação no mercado de ações é realizada com base nos preços fixados em tempo real e em um ambiente seguro para os acionistas, quer dizer, as transações são regularizadas e proporcionam segurança e legalidade para os envolvidos.

As empresas são as que na maioria das vezes concorrem ao mercado de ações ou à Bolsa para vender seus ativos e assim, obter o dinheiro necessário para seus investimentos. Os ativos são os títulos, ações de sociedades anônimas, entre outros, e que passam a ser adquiridos por investidores, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, que possuam dinheiro excedente para poder investir em um benefício futuro. A compra de títulos, ações ou qualquer outra operação feita na Bolsa é um investimento de risco, pois é incerto o lucro que pode ser obtido, além de perdas irreparáveis.

Por outro lado, as quedas das Bolsas de diversos países e especialmente daqueles de referência mundial costumam desatar complicadas crises econômicas.
A origem do termo vem do sobrenome da família Van Der Buerse, uma família que no século XIII se dedicava justamente com a realização de reuniões de caráter mercantil na cidade de Bruges, embora o volume das operações que esta família realizava era realmente impressionante para a época, a primeira Bolsa formal foi criada na Antuérpia no ano de 1460 e a segunda em Amsterdam, no século XVI.

Por sua vez, o índice do mercado de ações é o número que reflete as variações sofridas pelas cotações das ações negociáveis. O Direito dos Valores Mobiliários é o ramo do Direito Comercial que trata justamente da regulação do mercado de ações ou bursátil.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Bursátil. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/bursatil >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Bursátil