Conceito de Burnout (síndrome)

Burnout-sindromeA vida laboral é bastante complexa especialmente do ponto de vista da motivação. Um empregado recebe dois tipos de salário por seu trabalho: um deles é o salário econômico fixado com uma renumeração pelos serviços prestados; outro é o salário emocional representado pelo grau de satisfação pessoal que o empregado tem com a realização do seu trabalho diário. Quando um empregado não recebe reconhecimento por parte de seu chefe, ou seja, quando este chefe nunca diz mensagens positivas ao seu empregado como “o seu trabalha está sendo muito bem feito”, o funcionário pode começar a sentir-se inválido e invisível para a empresa.

Por outro lado, o peso da rotina e a sensação de fazer todos os dias o mesmo também pode causar elevados níveis de estresse no trabalho. No contexto laboral, existem trabalhadores que em algum momento já sofreram como a síndrome de Burnout, ou seja, foram vítimas da síndrome do trabalhador queimado, uma síndrome marcada por uma etapa prolongada de estresse que pode causar o esgotamento físico e psicológico, além de potencializar o pensamento negativo, o cansaço, as dificuldades de alcançar a concentração no trabalho, o medo, entre outros.

Uma pessoa que sofre com a síndrome do trabalhador queimado não se sente realizada pelo trabalho que exerce todos os dias ao ponto de analisar essa sua experiência com certo grau de despersonalização. Este quadro de estresse influencia diretamente o estado de ânimo do trabalhador que pode mostrar-se apático e distante das relações pessoais, sem atitude de companheirismo.

O indivíduo pode mostrar-se colérico e facilmente irritado sem motivo algum. O empregado sente total falta de motivação ao iniciar o dia e ter que ir ao escritório para cumprir com sua jornada de trabalho. A partir do contexto presente, a pessoa visualiza seu futuro de forma negativa, sonha com uma mudança em sua vida que nunca chega. A preocupação com o trabalho é tão notável que até mesmo influencia a falta de descanso.

Neste sentido, para combater a síndrome do trabalhador queimado é muito importante buscar um sentido positivo para seu trabalho diário. Aliás, há também vários métodos de ajuda terapêutica como participar de uma sessão de risoterapia. Fazer um processo de coaching também pode ser uma boa medida de ajuda para superar o mal-estar.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Burnout (síndrome). QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/burnout-sindrome >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Burnout (síndrome)