Conceito de Burguesia

Burguesia

Para a Sociologia, a burguesia é uma classe social que se caracteriza por possuir seus próprios meios de produção e graças a isso estabelece uma relação de exploração com o proletariado ou grupo social trabalhador a qual lhe compra com sua força de trabalho, uma vez que este não possui meios próprios de produção. Esta relação que ambas as classes sociais mantêm se deve a força do poder que uma exerce sobre a outra e que permite a burguesia acumular capital.

No final da Idade Média, o termo de origem francesa foi usado pela primeira vez para designar aqueles moradores urbanos que fizeram as primeiras atividades de intercâmbio comercial, como comerciantes e artesãos. Mais tarde, no Renascimento, o termo começou a ser usado para se referir aos comerciantes que durante esta época atingiu seu auge na colheita de produtos que lhe proporcionaram riquezas incalculáveis. Este grupo marcou o nascimento de uma nova classe social e que apresentou novas características que as classes da época não tinham.

Por um lado, a burguesia não tinha o aval de títulos imobiliários como acontecia com a aristocracia que era a classe mais poderosa nesse momento e também não apresentava o abuso de direitos e a subordinação sofrida pela servidão. Os burgueses, basicamente, se tornaram os tais pelo fato de sua exploração para manter e enriquecer-se, ou então, fazendo uso do intercâmbio mercantil e do empréstimo.

O avanço econômico da burguesia, sem dúvidas, provocou uma mudança sem precedentes e modificou a ordem estabelecida e imperante até o momento, ou seja, a aristocracia começou a perder seu poder como consequência do crescimento econômico da burguesia, já não importava o quanto tinham de títulos imobiliários, o poder havia mudado de lado, e claro, o terreno político foi a área dominada pela burguesia e as monarquias começaram a ficar cada vez mais isoladas, sozinhas e inevitavelmente saíram de cena.

No entanto, graças a Revolução Francesa que a burguesia terminou seu ciclo como classe predominante, promovendo importantes mudanças políticas como a instalação da democracia parlamentar como uma nova forma de governo e também fundamental para que as revoluções industrial, agrária e comercial tenham êxito.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Burguesia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/burguesia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Burguesia