Conceito de Brônquio

BronquioChamamos de brônquio o conduto que permite a passagem de ar da traqueia para os alvéolos pulmonares.

A traqueia em sua extremidade inferior se bifurca dando origem aos dois brônquios principais, um direito e um esquerdo, a partir daí ambos se dirigem ao pulmão correspondente sofrendo uma série de divisões em forma de ramificações até chegar às estruturas tubulares muito finas conhecidas como bronquíolos que finalmente dão passagem à unidade funcional do pulmão conhecida como alvéolo.

Os brônquios são formados por uma camada interna ou mucosa que compreende certas estruturas em forma de pelos conhecidos como cílios, estes têm a função de realizar um movimento de varredura para o exterior com a finalidade de manter a via aérea livre de secreções, objetos estranhos como pó e os microrganismos.

Ao seu redor os brônquios estão constituídos por um músculo liso revestido de cartilagem, isso faz com que tenham capacidade de aumentar e diminuir seu diâmetro mantendo-se sempre permeáveis.

Os brônquios costumam ser a sede de vários tipos de doenças, entre as mais comuns estão as infecções conhecidas como bronquite em adultos e bronquiolite em crianças. As bronquites podem surgir devido a certos vírus e bactérias cujo principal sintoma é a tosse que pode ser seca ou úmida dependendo da existência ou não de secreções.

Outra doença comum é a asma brônquica, condição que ocorre com a hiper-reatividade do brônquio a estímulos externos através das mudanças de temperatura, do pó, de certos medicamentos, inclusive através do estresse devido à contração do músculo do brônquio dificultando a passagem de ar, neste caso, a principal manifestação é a dispneia ou dificuldade respiratória.

Com menos frequência pode apresentar a obstrução das vias áreas através de corpos estranhos que ingressam pela inalação, este é o caso das sementes de alguns frutos, das partículas de alimentos, inclusive do conteúdo gástrico posterior a condições como o refluxo e o vomito. Estes elementos constituem barreiras mecânicas à passagem de ar e são capazes de produzir um colapso do segmento do pulmão ventilado pelo brônquio afetado a partir do ponto de obstrução. Este fenômeno é conhecido como atelectasia e costuma ser mais frequente no pulmão direito do que no esquerdo, devido a isso o brônquio direito possui um trajeto mais vertical que o esquerdo.

Os brônquios são também a sede de algumas doenças malignas como os carcinomas broncogênicos, que incluem vários tipos de câncer de pulmão, estes estão diretamente relacionados ao hábito de fumar cigarros e constituem a principal causa de morte por câncer a nível mundial.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Brônquio. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/bronquio >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Brônquio