Conceito de Broncopatia

BroncopatiaO termo broncopatia se refere a uma alteração dos brônquios de qualquer natureza ou causa.

Os brônquios são as estruturas que permitem a passagem de ar entre a traqueia e os pulmões. Estão expostos a diversas substâncias e microrganismos do ambiente que ingressam no interior do organismo por via aérea.

Embora as causas sejam muitas, a inflamação dos brônquios apresenta sintomas constantes como a tosse seca ou produtiva, a dificuldade de respirar e a dor no peito ao tossir. Os problemas bronquiais podem ser apresentados em qualquer idade, no entanto, são mais frequentes nos bebês e crianças assim como nos idosos.

Os transtornos que afetam os brônquios são de vários tipos. Entre eles podemos citar:

As Infecções: são os transtornos mais frequentes que afetam o brônquios ocasionando a doença conhecida como bronquite, esta que pode ser aguda ou crônica. Os principais agentes envolvidos são os vírus e as bactérias, principalmente a conhecida Mycoplasma pneumoniae. Nas crianças menores de dois anos, as infecções costumam afetar os brônquios menores chamados de bronquíolos, originando o quadro conhecido como bronquiolite. As crianças que sofrem desta doença apresentam alto risco de serem asmáticas no futuro.

Obstrução: a via área pode ser obstruída pela presença de secreções, tumores ou corpos estranhos, em certas ocasiões, quando a obstrução é completa e não é possível a passagem de ar ocorre um colapso total ou parcial do pulmão. Este colapso é conhecido como atelectasia.

Broncoespasmo: os brônquios têm forma cilíndrica e estão constituídos por anéis de cartilagem e músculos. Diante de fatores ambientais como pó, substâncias voláteis, mudanças de temperatura, uso de medicamentos, reações alérgicas, exercícios físicos ou outros microrganismos, este músculo é capaz de contrair-se, assim diminui o diâmetro do brônquio limitando a passagem de ar. Este é o mecanismo que produz dificuldade na hora de respirar as pessoas asmáticas.

Dilatação: em doenças crônicas dos brônquios como o DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) ocorre a deformidade dos brônquios conhecida como bronquiectasia, esta que é uma dilatação de parte dos brônquios em forma de sacos que acumulam secreções que podem infectar-se ocasionando bronquite aguda e pneumonia aos pacientes. A principal causa que danifica os brônquios de uma pessoa com DPOC é o tabagismo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Broncopatia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/broncopatia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Broncopatia