Conceito de Bromatologia

BromatologiaA Bromatologia é a ciência que trata do estudo dos alimentos, sobre sua preparação, conservação e distribuição, ou seja, esta disciplina permite conhecer a composição qualitativa dos alimentos, orienta sobre a higiene, indica as alterações e contaminações existentes, além de alertar sobre a prevenção.

Por outro lado, a tecnologia é uma ferramenta fundamental na hora da produção de substâncias nos alimentos, por isso que a bromatologia também é a tecnologia mais apropriada para tratar dos alimentos.

Assim, a bromatologia foca seu estudo nos alimentos ingeridos pelos seres humanos, como também por aqueles que estão disponíveis à venda, por sua qualidade e também pela possibilidade de algum tipo de contaminação.

Na hora do controle de qualidade realizado pelo governo, pode-se dizer que a bromatologia é a principal responsável, pois controla os alimentos a serem vendidos ao público em um supermercado ou qualquer outro tipo de estabelecimento que cumpra com as normas vigentes, se existem adulterações ou se foi introduzido algum tipo de aditivo prejudicial à saúde, que sendo descoberto deve ser punido.

Por último, em relação à prevenção, a bromatologia também é determinante porque é a encarregada de controlar a esterilização e a embalagem adequada dos alimentos, como também que os materiais de embalagem sejam os mais convenientes para a conservação do produto em questão.

Dentro da bromatologia podemos encontrar duas vertentes: a antropobromatologia (estudo dos animais destinado ao consumo dos seres humanos) e a zoobromatologia (estudo dos alimentos destinado às diferentes espécies animais).

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Bromatologia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/bromatologia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Bromatologia