Conceito de Brincar

O melhor sinônimo para a palavra brincar é divertir-se. Fazer alguma coisa que ajuda a uma pessoa- não necessariamente uma criança - a entreter-se atuando de forma espirituosa. No entanto, a palavra brincar sempre está associada ao mundo infantil. É uma das principais atividades que ajudam no desenvolvimento da criança. A liberdade para brincar serve de elo entre diversas atividades a serem aprendidas e desenvolvidas pelo ser humano. Ajuda na formação da identidade, na capacidade de autonomia, na memória e principalmente na evolução da imaginação, que é um dos elementos fundamentais para a aprendizagem das relações pessoais. É durante uma brincadeira e através delas, que as crianças aprendem novos conceitos e se preparam para o mundo. A característica principal de poder brincar é a liberdade dada ao individuo. Diferentemente de jogar, brincar não exige da criança mais do que ela pode dar.

Não há competição e por isso não há estresse, o que torna a atividade altamente positiva. Brincar é uma atividade criada para a diversão de quem brinca e faz parte de toda a experiência de vida de um ser humano além de ser inerente a ele. Não importa a raça, classe social ou cultura. Brincar pertence a todos. É brincando que as crianças conseguem expressar-se ocupando seu tempo livre com espontaneidade, criatividade e originalidade e sobretudo liberdade. Não existe uma obrigação para brincar. Cada individuo só brinca se quer fazê-lo. Esses elementos dão ao ato de brincar uma especificidade indeterminada e motivadora. Como não é obrigatoria e não é competitiva as brincadeiras não levam ao fracasso o que torna ainda melhor o ato de brincar.

Brincar é então uma atividade humana, da qual, normalmente as crianças, fazem parte de forma espontânea tornando-se uma maneira de viver e recriar as diversas atividades e experiências socio -culturais dos adultos. Nesta atrividade unem-se imaginação, fantasia e realidade interagindo e dando margem a novas interpretações e produções na ação das crianças e atuando em suas relações com outras crianças e com o mundo. Além do mais , serve de meio para a parendizagem de verdadeiros conceitos cognitivos.

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Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Brincar. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/brincar >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

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