Conceito de Briga

BrigaA palavra briga apresenta três usos bem diferenciados, embora igualmente populares. Por um lado, chamamos de briga ao esforço ou vontade de realizar alguma ação ou atividade. Minha irmã brigou tanto para comprar a casa que não vai deixar que ninguém a tire. João briga cada dia por sua saúde, realmente é admirável ver como segue ao pé da letra as indicações que lhe deram os médicos.

Além disso, outro uso bem utilizado do termo é aquele que se refere a um combate, batalha ou rixa. Três pessoas morreram após a briga que se iniciou na saída do show entre duas facções de fanáticos.

A briga é um conflito de características violentas e internacionais provocada entre duas ou mais pessoas e que tem como objetivo primordial o estabelecimento do domínio sobre o adversário. Pode tratar-se de um conflito caseiro, ou seja, surgir entre indivíduos por alguma disputa privada que mantêm, ou ser parte de um confronto entre nações, por exemplo, dois soldados lutam, brigam, corpo a corpo, em uma determinada área de terra que disputam e em um lugar muito mais amplo que de uma batalha.

Entretanto, a briga pode ser regulamentada sob determinadas normas legais estabelecidas previamente, ou de outra forma, pode não estar regulamentada diretamente. No que se diz respeito à briga, ela pode incluir armas (facas, espadas, paus, armas de fogo, entre outros) e apresentar um papel de destaque, ou acontecer sem a intervenção de qualquer arma, tratando de uma briga corpo a corpo, geralmente num curto intervalo, na qual se ataca o adversário com o próprio corpo, estrangulado, dando socos, chutando, entre outras alternativas; sendo o corpo, as mãos, as pernas, a principal arma de destruição contra o adversário.

Por outro lado, a briga pode ser de um nível unicamente verbal, ou seja, sem o envolvimento de armas ou de luta corporal, pois simplesmente através da palavra é que se busca ofender ou agredir o adversário em questão. Em algumas ocasiões, especialmente quando os ânimos estão extremamente ativados, pode acontecer que a briga verbal ocasione uma briga física, e com isso ocorra risco de vida e integridade.

E também a palavra briga costuma ser empregada no esporte para denominar aqueles enfretamentos que acontecem no boxe. "A briga Tyson x Hollyfield foi uma das mais memoráveis do boxe mundial".

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Briga