Conceito » Branding

Conceito de Branding




Branding.
Este termo é um anglicismo técnico usado no mundo do marketing. A palavra brand em inglês siginifica como substantivo, marca e como verbo, marcar de forma indelével.
É o elemento diferenciador de uma marca. Uma estraégia publicitaria que utiliza modelos específicos de gestão, metolodologias e processos que tentam dar a melhor imagem e melhor segurança para um determinado produto. Neste mundo a criatividade e a inovação são as chaves para obter o éxito desejado.
O Branding apresenta mais ou menos 5 fases: a criação do nome,chamado naming, a criação de uma identidade coorporativa, o posicionamento, a lealdade de marca e a arquitetura dessa marca. Dessa forma o cliente pode reconhecer melhor uma marca e consequentemente comprá-la mais. Existem vários tipos de Branding como o branding pessoal, emocional ou coorporativo, mas cada um deles apresenta a mesma característica de encontrar uma forma de deixar marcada a imagem que querem promover.
Poderiamos definir Branding como a construção de uma marca, mas esse conceito seria muito abstrato. Porque Branding abarca muito mais coisas além da construção de uma marca. Pode siginifcar a construção, a notariedade a presença da marca no mercado. São as estratégias utilizadas de manera direta ou indireta para gestar a comercialidade de um produto e sua relação com o logotipo que apresenta. Esta marca passa a ser muito mais que um simples logotipo. É a imagem e a emoção que a imagem causa no cliente. A imagem que vai ficar na mente do cliente toda vez que vir uma determinada marca. Ou seja, o Branding porcura resaltar o poder de persuasão de uma marca resaltando os valores positivos que uma marca transmite ao cliente e estes valores lhe darão a segurança e força necessárias para permanecer no mercado. As empresas, seus produtos ou serviços precisam de uma marca para se destacar no mundo comercial e poder competir com as demais marcas. Essa percepção especial que faz com que o cliente busque uma determinada marca quando precisa de um produto ou serviço é que o um bom trabalho de branding proporciona. Se uma empresa tem uma marca com um alto valor, com uma forte identidade cooporativa e uma boa posição no mercado provavelmente terá bons lucros e estabilidade.

Simone Sousa

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)