Conceito de Boxe

BoxeO Boxe ou Box, como também é conhecido popularmente, é um esporte de contato em que se enfrentam dois indivíduos que lutarão unicamente com seus punhos envolvidos em luvas especiais com os quais se golpearão e cuja principal condição será golpear em cima da cintura dentro de um quadrilátero que se encontra especialmente concebido para esse fim.

Este esporte de caráter olímpico aparece com breves sequências de luta denominadas assaltos ou rounds, nas quais os boxeadores lutam entre si, mas sempre seguindo o rigoroso mandato que impõe o regulamento que será aplicado pelo árbitro que acompanha de perto cada um dos movimentos e golpes dentro do quadrilátero junto aos lutadores.

O boxe é uma prática realmente muito antiga, suas origens se remontam à África do século 6.000 A.C, no entanto, as primeiras regras datam meados do século XVIII.

Tradicionalmente, como consequência da violência que se desdobra e implica, o boxe tem sido uma prática especialmente praticada pelos homens, e que tem contado com uma importante cota de preconceito de gênero quando as mulheres postularam seu lugar; entretanto, com o passar dos tempos e dos diferentes avanços e conquistas da mulher, o boxe profissional lhe deu um lugar e hoje em dia é comum e recorrente a prática a nível competitivo por parte das mulheres, embora claro, em matéria de convocatória, o boxe masculino ainda leva muita vantagem.

Como mencionamos acima, a luta encontra-se dividida em rounds e assaltos, sendo sua quantidade determinada pelo tipo de evento que se trate. Por exemplo, os campeonatos mundiais e continentais realizam-se em 12 assaltos, os que implicam em obtenção de título nacional a 10, e os sem título em jogo, de acordo com o que foram acordados, 4, 6, 8 ou 10.

O golpe de nocaute é aquele que deixará fora de combate um dos adversários, e, portanto, o que vai decidir o final de uma luta, e ao ganhador, entretanto, quando os assaltos acordados finalizam sem nocaute, o júri por votação decidirá quem é o vencedor da luta.

Entre os golpes proibidos dentro de uma luta estão os seguintes: golpear a nuca ou por trás da cabeça do rival, chutar o adversário, fazê-lo tropeçar, golpear abaixo da cintura, provocar cabeçadas intencionais.

Além das luvas, os acessórios de um boxeador são: protetor bocal, roupão e cinto de suporte.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Boxe