Conceito de Bosque

BosqueO termo bosque se refere às áreas que possuem alta densidade de árvores. Os bosques são algo similar a uma comunidade, mas com plantas, que cobrem uma importante parte do planeta Terra e que além do mais funcionam com o habitat de alguns animais, como moduladores dos fluxos hidrológicos e que apresentam um papel tão determinante como importante, como é a conservação do solo.

Um bosque pode ser desenvolvido e estar em todas as regiões capazes de manter o crescimento das árvores até a chamada linha de árvores, exceto naquelas em que a frequência do fogo natural é muito alta ou então nos lugares em que o ambiente foi prejudicado ou maltratado pela ação dos agentes naturais ou pelo homem.

Outra característica única e própria dos bosques é que é frequente que seus ramos e folhagens se encontrem e entrelacem mesmo sendo árvores diferentes.

Os bosques podem ser divididos em vários tipos de acordo com o meio ambiente, a longevidade e o tipo de folhas que apresentam.

Os bosques boreais ocupam a zona subártica e em geral possuem folhas coníferas, perenes. Nos bosques das zonas temperadas estão principalmente as folha largas e também nas tropicais e subtropicais.

A história também interferiu na diferenciação dos bosques desta maneira... os primários não sofreram modificações andrógenas, os secundários se regeneram parcial ou totalmente após o primeiro abate, e os artificiais foram plantados pelo homem para qualquer fim.

A ecologia florestal é a ciência que estuda os bosques e sua administração é conhecida como silvicultura, que tem a responsabilidade da extração dos recursos sustentáveis, como o abate das árvores, não afetar a evolução, o crescimento e a vida do bosque. Assim mesmo, também trata da preservação e de seus cuidados para evitar que outros fatores como a chuva ácida, os incêndios e as pragas os prejudiquem.

Claro que além de todos estes cuidados destinados à conservação do ecossistema de um bosque devem ser ajudados pelo homem evitando a prática de alguma atividade que contribua certamente com sua deterioração ou dano.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Bosque