Conceito de Borboleta

BorboletaReconhecida com um dos insetos mais bonitos e atrativos à primeira vista, a borboleta é uma lepidóptera (classificação do reino animal que descreve os insetos com asas em forma de escamas) e é sem dúvida um dos insetos que mais existem no planeta, onde há aproximadamente mais de 160 mil espécies diferentes na Terra.

O que mais chama a atenção no ciclo de vida de uma borboleta é que ela nasce como uma lagarta simples e desbotada e se transforma espetacularmente numa espécie colorida com todo tipo de tonalidade, desenho e diferentes formas de asa. Este processo de metamorfose é um dos mais conhecidos dentro do mundo animal, pois as diferenças entre o ponto de partida e o resultado final são surpreendentes. Em termos científicos, o ciclo de vida de uma borboleta se divide em quatro etapas: ovo, lagarta, pupa e finalmente borboleta ou imago.

Ao longo de seu crescimento, as lagartas que após se transformarem em belíssimas borboletas se alimentam de plantas, considerando que cada tipo de borboleta realiza sua alimentação com plantas específicas e não por qualquer tipo (geralmente por aquelas encontradas no meio ambiente que nos rodeia).

Sem dúvida, a asa de uma borboleta é um de seus elementos mais chamativos e destacados. As mesmas possuem dois pares, sendo que as dianteiras são maiores que as traseiras. Estas asas exibem cores incríveis e únicas que tem a ver com o processo de corte e acasalamento, e também com o controle de temperatura e ocultação da presença de possíveis predadores.

Outra característica das borboletas é que possuem um aparelho bucal sugador através do qual podem obter o pólen de certas flores. Além disso, possuem duas antenas, seis patas (onde cada uma delas está composta por três partes) e dois olhos grandes. Seu corpo pode ser dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Borboleta