Conceito de Bondade

Bondade

O termo bondade se refere a uma das características quase que exclusiva dos seres humanos, apenas compartilhadas com algumas espécies animais, embora não se faça tão presente como no ser humano. A bondade é a virtude que permite a um indivíduo simpatizar-se e agir em benefício do outro a fim de oferecer-lhe diversas sensações de prazer, tais como sentir-se feliz, amado, seguro, acompanhado, etc.

Certas disciplinas como a filosofia, a sociologia e a psicologia se interessam pelo estudo do comportamento humano e de seus valores na sociedade. Então, a bondade aparece como uma das características mais verídicas e naturais do ser humano que, dependendo do ambiente ou do contexto de crescimento desse indivíduo, pode aumentar ou neutralizar. A bondade significa agir em benefício do outro indivíduo, animal ou ser vivo com o objetivo de oferecer-lhe amor, proteção, felicidade, segurança e bem-estar. A bondade pode ser representada de mil maneiras, embora sempre se considere outros valores tais como a pureza da alma, a tranquilidade, a paciência, a mesura e outros.

A bondade é um dos elementos mais importantes de quase todas as religiões, especialmente do Cristianismo. Esta religião baseia sua filosofia não só no amor e na bondade de Deus, mas também no amor e na bondade de Jesus Cristo, seu único filho, para com o resto dos seres humanos. A bondade de Jesus foi entregar sua vida para proteger os demais humanos.

Embora a bondade humana apareça no momento em que os indivíduos convivem em comunidade ou sociedade, é também esta circunstância que pode levar um homem a ser ofuscado por outros valores tais como o egocentrismo, a competição constante, a avareza, a inveja, o abandono e, com isso, o desaparecimento das características de bondade e de solidariedade com seus companheiros.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Bondade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/bondade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Bondade