Conceito de Bolsa de Valores

Bolsa de ValoresA Bolsa de valores é uma instituição onde se encontra demanda e oferta de valores a serem negociados através das suas Corretoras de Bolsa. As bolsas de valores oferecem à venda ou negociações de ações, bônus, obrigações e certificados de inversões e demais produtos similares. Bolsa de valores são sociedades anônimas de capital variável que facilita as transações com valores e busca o desenvolvimento do mercado volátil ou mercado de valores.

Bolsa de Valores também se pode definir como uma instituição privada de caráter comercial que proporciona os meios (local, infraestrutura, mecanismos e instrumentos técnicos e materiais), para a negociação de títulos de valores. A Bolsa de Valores nada mais é que um mercado e como todo mercado oferece uma série de produtos contatam com quem compra e com quem vende os produtos mencionados anteriormente. Pode-se dizer que Bolsa de Valores é um ponto de encontro entre duas figuras muito importantes numa economia, ou seja, empresas e poupadores.

Uma das funções das bolsas de valores é a de fortalecer o mercado de capitais e promover o desenvolvimento financeiro e econômico da parte do mundo na qual estejam estabelecidas. Muitas das bolsas de valores existem desde muito tempo e se tem registro da criação durante os primeiros anos do século XVII.

Demandantes de capital (empresas, instituições públicas e privadas), ofertantes de capital (poupadores e inversores) e os intermediários são os três elementos que participam de forma ativa nas operações das Bolsas de Valores. Nas negociações das bolsas de valores também participam outros membros que são geralmente como corretores, sociedades de corretagem de valores, casas de bolsa, comissionados e agentes.

Por tanto, a Bolsa de Valores cumpre a função considerada essencial para o crescimento da economia. Canaliza a economia para a inversão produtiva. É um instrumento de financiamento para as empresas e de investimento para os poupadores. A Bolsa de Valores, além de tudo o que já foi dito, facilita a movimentação da riqueza.
Como é considerada como um mercado secundário, a Bolsa de Valores também oferece aos compradores de valores imobiliários a possibilidade de converter o dinheiro a qualquer momento.

A Bolsa de Valores está presente em todo o mundo e já não se podem conceber negócios de alto nível e de tipos variados se não é com a participação das Bolsas de Valores.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Bolsa de Valores