Conceito de Bolchevique

BolcheviqueEm nosso idioma o conceito bolchevique é empregado para denominar o indivíduo que é partidário e segue as propostas do movimento chamado bolchevismo.

O político russo Vladimir Lenin foi o criador desta facção originada dentro do Partido Operário Social-Democrata Russo, que se destacou por promover ideias bem radicais contrárias ao partido com os quais romperam relações, os mencheviques, estes que representavam uma postura mais conservadora e moderada. Devemos mencionar que a ala liderada por Lenin tinha a maioria ao seu lado e o partido menchevique havia conseguido apenas uma repercussão minoritária no congresso do partido com os quais se diferenciavam.

Basicamente a proposta do bolchevismo era promover a ditadura do proletariado e do coletivismo, assim os meios de produção eram transferidos para o estado e para o conjunto social correspondente e, desta forma, terem a absoluta autoridade.

Para conseguir isso, era necessário, segundo Lenin, que os camponeses e a classe operária realizassem uma aliança para colocar um ponto final na autocracia da Rússia, exercida desde a instituição do zarismo.

Também foi descartada a utilização de violência, uma vez que se abria o caminho para o poder e para o fim do jugo do zarismo e da burguesia que exerciam sobre a classe trabalhadora.

No início do século XX, no ano de 1903, quando se celebra um congresso do partido, Lenin propõe a divisão ao sentir que o partido em geral não encarnava fielmente sua ideologia e os lineamentos básicos recém-expostos.

Assim, uma vez conquistado o poder, era imprescindível mantê-lo sob o governo de uma ditadura de trabalhadores. Apenas desta maneira seria conseguido o objetivo final, o comunismo, ou seja, uma comunidade sem classes.

Vale destacar que no ano de 1917 e após a chamada Revolução de Outubro, a proposta de Lenin cobrou realidade e se impôs como sistema de governo na União Soviética. Um golpe de estado que acabou com o governo provisório russo.

O termo bolchevique, assim mesmo, sempre foi utilizado como sinônimo de comunismo, ou seja, usado de maneira geral para designar uma pessoa com ideologia de esquerda, que segue o comunismo e que basicamente compartilha ou não uma postura mais radical como o bolchevismo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Bolchevique