Conceito de Blefaroplastia

BlefaroplastiaA blefaroplastia é um procedimento cirúrgico que é realizado para eliminar o excesso de pele e gordura das pálpebras, tanto da parte superior como da inferior. Representa aproximadamente de 10 a 15% do total das cirurgias plásticas realizadas e a metade de todas as cirurgias faciais com fins estéticos.

A blefaroplastia consegue eliminar as bolsas de pele abaixo dos olhos, assim como a pele que sobra. Este procedimento permite melhorar a aparência da pessoa, pois ajuda a conseguir um aspecto facial mais jovem e descansado, ao mesmo tempo, permite uma abertura ocular maior que melhora a visão.

Esta cirurgia geralmente é realizada em um ambulatório com sedação e anestesia local. O paciente volta para casa no mesmo dia e deve fazer repouso.

No caso de correção da pálpebra superior, este processo é feito através de cortes de aproximadamente um centímetro por trás da borda da pálpebra. A cirurgia da pálpebra inferior é feita externamente, ou seja, cortando a pele da pálpebra inferior ou então da parte interna sem deixar cicatrizes visíveis.

Em quais casos se pratica esta cirurgia?

A blefaroplastia pode ser realizada tanto para fins estéticos como funcionais ou corretivos, como ocorre nos casos de:

¬- Pálpebra caída superior, também conhecida como Ptosis palpebral

- Pálpebras flácidas.

- Traumatismo da pálpebra ou da órbita.

- Pálpebra caída por paralisia dos nervos cranianos.

- Lesões tumorais das pálpebras.

- Glândula lacrimal caída

Cuidados posteriores à Blefaroplastia

Após a cirurgia é necessário fazer repouso, cuidar corretamente da cicatriz operatória e usar lubrificantes oculares nas primeiras 48 horas. É recomendável não assistir televisão nos primeiros dois ou três dias, assim como evitar exposição solar direta.

É aconselhável usar óculos de sol ao sair na rua para evitar os raios ultravioletas, como também o pó e os poluentes que podem entrar em contato com os olhos.

Tratamentos complementares

Muitas vezes, após a blefaroplastia, são realizados tratamentos complementares com fins estéticos para restabelecer a harmonia facial.

Estes tratamentos incluem a aplicação de Botox com a finalidade de eliminar linhas de expressão e algumas rugas, raio lazer para rejuvenescer a pele e reafirmar a estimulação da síntese de colágeno, além da aplicação de fatores de crescimento plaquetário ou do plasma rico em plaquetas.

Foto: iStock - shvili

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Blefaroplastia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/blefaroplastia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Blefaroplastia