Conceito de Blasfêmia

A blasfêmia é uma expressão injuriosa, algo muito grave que uma pessoa pode dizer sobre a outra ou sobre alguma questão. No entanto, vale destacar que esse conceito é muito utilizado no campo religioso para justificar determinada injúrias ou calúnia, seja contra Deus ou contra qualquer pessoa ou questão sagrada.

Assim, a blasfêmia é considerada uma palavra superofensiva que uma pessoa pode expressar sobre a outra em termos de injúria, sendo que o conceito blasfêmia é utilizado para referir a certas expressões ou ações graves contra situações e personalidades sagradas.

As religiões condenam sem exceções as blasfêmias contras suas divindades e objetos sagrados, inclusive alguns castigos severos como no Islã que prevê duras penas para aqueles que atentam contra os costumes, crenças e figuras mais destacadas de sua religião. Aquele que comete blasfêmia contra sua máxima personalidade, Maomé, será castigado pela pena maior.

No passado, muitas religiões, além do Islã, tinham regras especiais para castigar quem cometesse qualquer tipo de blasfêmia, inclusive existem algumas vigentes até hoje.

Sem dúvida, o castigo mais contundente previsto para essa ação ao longo da história é a pena de morte. Também foram implementadas ações de escárnio público para castigar aqueles que ousavam atacar as imagens e figuras sagradas.

Embora no século XVIII, mesmo com o progresso das novas ideias do Iluminismo, o castigo contra a blasfêmia no mundo ocidental perdeu a virulência que possuía e, na atualidade, alguns países do Oriente Médio, infelizmente, continuam com os castigos mais cruéis.

A pessoa que comete blasfêmia é chamada de blasfemo e é facilmente reconhecida justamente por maldizer as questões consideradas sagradas por uma religião.

Obviamente aqueles que são reconhecidos como blasfemos não gozam de respeito por aqueles que se sentem ofendidos por suas palavras e ações e, em alguns casos, costumam ser julgados diretamente e sem nenhuma ação penal por parte daqueles que se sentem atingidos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Blasfêmia