Conceito de Bitácula

BitaculaA palavra bitácula apresenta dois usos bem específicos. Por um lado, o termo bitácula é usado para designar uma caixa de madeira, também chamada por alguns de armário, que apresenta uma forma cilíndrica ou prismática e que fixa o convés de um barco junto à roda do timão e que monta a agulha náutica com o propósito de mantê-la sempre na horizontal, apesar dos típicos balanços e vaivens que acontecem no navio.

Por outro lado, em relação ao design, em seu interior, todas as bitáculas apresentam ímãs dispostos; no exterior, são esferas de ferro doce que tem função de anular os efeitos perturbadores dos ferros de bordo. Já o campo magnético que rodeia a agulha se apresenta uniforme, indicando em todo momento o norte magnético.

Há muito tempo atrás, quando os navios não tinham coberturas, no interior da bitácula, costumava-se guardar um caderno com instruções para preservá-lo do mau tempo e assim protegê-lo.

A bitácula também significa o registro por escrito de todas as ações, tarefas e atividades de uma determinada instituição, entidade ou empresa. Dentro dela são anotadas as falhas, os defeitos, os custos e as mudanças que devem ser efetuadas. Na atualidade, tanto os estudantes como os trabalhadores da área de design utilizam um caderno bitácula para o desenvolvimento de suas atividades.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Bitácula