Conceito » Biotecnologia

Conceito de Biotecnologia




BiotecnologiaA biotecnologia é a utilização de processos biológicos para produzir bens (produtos químicos, alimentos, combustíveis e medicamentos), e serviços. Os serviços que pode oferecer a biotecnologia incluem o tratamento de resíduos ou o controle da contaminação.
A biotecnologia utiliza células vivas ou produtos sintéticos proveniente destas células, como por exemplo, as enzimas. As células podem proceder de plantas ou animais, ou podem ser micro-organismos como as leveduras o as bactérias.
A biotecnologia engloba as diferentes técnicas de utilização dos seres vivos em processos de produção. Se usarmos num sentido mais amplo, o uso da biotecnologia é realmente muito antigo e vem sendo usada nos processos para fabricação de vinho, de queijo, da cerveja; estes alimentos, assim como o pão, utilizam as propriedades de micro-organismos para sua elaboração.

A biotecnologia, com a utilização de técnicas de genética molecular, permitiu a obtenção de proteínas tão úteis na medicina como a insulina humana, o hormônio somatotropina (mais conhecido como hormônio do crescimento, utilizado para tratar certa forma de ananismo nas crianças). Também se conseguiu com a biotecnologia a síntese bacteriana da enzima celulasa, produzida na natureza por alguns tipos de fungo, e com a capacidade de catalisar a reação que transforma celulosa em glicose, uma molécula alimentícia de grande importância. Outra grande conquista da biotecnologia é a produção de vacinas usadas para combater doenças de origem viral. Desta maneira, podem-se obter vacinas a partir de capas de proteínas sintéticas que são mais seguras porque não contem o material genético viral.

A biotecnologia e as ciências da vida são amplamente consideradas como as tecnologias de ponta que mais prometem nas próximas décadas. A biotecnologia e as ciências da vida são, como a tecnologia da informação, as tecnologias instrumentais, que podem aplicar-se para alcançar uma ampla gama de objetivos direcionados a obter benefícios dos últimos anos, a explosão de conhecimentos sobre os sistemas biológicos nas ciências da vida gerará uma corrente contínua de novas aplicações.

A biotecnologia pode ser uma solução de futuro para o problema da alimentação humana, por que graças a biotecnologia a produção anual dos alimentos pode aumentar consideravelmente para satisfazer as necessidades de uma população cada vez maior e serão necessários produtos alimentícios econômicos e de melhor qualidade.

>> Próximo - Que Conceito >>