Conceito » Biossegurança

Conceito de Biossegurança




BiossegurançaO risco de transmissão de doenças infecciosas; o aparecimento de pragas, o surgimento de espécies que invadem os campos e os rios, a modificação de organismos vivos em laboratório, os roubos e subtrações de biológicos de pesquisas, levaram os especialistas na matéria a desenvolver um sistema de segurança que se denomina biossegurança.

A biossegurança envolve uma série de medidas de prevenção para combater as ações que podem danificar um sistema biológico; a implantação de um tipo de segurança especial que envolve cientistas, pesquisadores, agentes de segurança biológica, treinados e especializados no assunto.

A biossegurança é necessária para proteger as pesquisas e o desenvolvimento de espécies animais e vegetais que fazem parte de um rígido processo de transformação e aprimoramento, portanto é usada como uma espécie de guarda de seres vivos e de materiais devido ao grande número de roubos e sabotagens, sobre todo nos últimos anos em que a biologia tem avançado para produzir novas espécies melhoradas com o objetivo de garantir o fornecimento de alimentos modificados destinados ao consumo humano e animal.

Este tipo de segurança especial lida com um desafio cada vez maior, com uma série de atividades que visam proteger ao máximo todos os estudos em biologia. A biossegurança visa assegurar o perfeito desenvolvimento dos estudos biológicos e atua contra ações hostis que visam danificar os procedimentos ou fazer-se com os estudos de outros de forma ilegal.

Na atualidade as questões ligadas ao aceleramento do estudo de tecnologias novas, ou sobre o desenvolvimento dessa proposta, em inúmeros casos são vítimas de pessoas ou organizações mal-intencionadas visando claramente a destruição de processos científicos inovadores e é aí onde entra a biossegurança. Normas cada vez mais rígidas e estruturas cada vez mais preparadas para proteger os estudos e pesquisas do setor foram implantadas para garantir as ações levadas a cabo neste campo da ciência visando evitar o tráfico ilegal de dados e a competitividade desleal.

O assunto é visto como de suma importância no meio dos estudos biológicos e a biossegurança é tratada cada vez com mais seriedade para evitar ações consideradas cada vez mais cruéis e que pretendem conseguir estropiar pesquisas sérias e prometedoras.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)