Conceito » Biosfera

Conceito de Biosfera




BiosferaPode ser descrita como o conjunto total de todos os ecossistemas que têm lugar no planeta Terra e que o formam. A biosfera inclui não só à totalidade dos seres vivos, se não também ao meio físico no qual habitam e aos fenômenos que em ele se dão. Definido por muitos especialistas como o espaço onde toma lugar a vida, a biosfera é o que faz único o planeta Terra no sistema solar já que é até o dia de hoje o único lugar onde se conhece a existência de vida. Além disso, a noção de biosfera também inclui todas as relações que podem ser dadas entre os diferentes seres vivos e entre eles e o meio ambiente.

Podendo-se definir em outros termos à biosfera como o ecossistema global ou planetário, podemos assinalar que a mesma se distribui porcentualmente entre os oceanos e os continentes, espaços nos quais diferentes tipos de ecossistemas e habitats (com características muito particulares) tomam lugar. Enquanto que nos oceanos, a maior parte da existência ocorre a nível mais ou menos superficial, também pode ser falado da biosfera profunda que é aquela na qual se desenvolvem certos tipos de vida a nível do fundo oceânico.

Nestes espaços se desenvolvem os biomas nos quais determinados tipos de flora e fauna se estendem. Entre os biomas existentes podemos mencionar a tundra, a taiga, os desertos, as estepes, os biomas temperados e os tropicais, entre outros.

A biosfera é sem dúvidas um dos mais complexos e convincentes fenômenos naturais que podemos presenciar. Está claro que suas condições não estão dadas pela casualidade se não pela existência de diversos níveis de hierarquia que permitem que formas de vida mais simples alternem com formas mais complexas de maneira organizada. Neste sentido, a famosa hipótese de Gaia sustenta que a biosfera mantém por si mesma condições adequadas para sua sobrevivência e permanência.

Mais uma leitura:

A biosfera é um termo que vem do grego “bios” que significa vida e “sphaira”, esfera. Biosfera é a capa do planeta Terra onde se desenvolve a vida. A capa que inclui alturas utilizadas por algumas aves em seus voos, de até 10 kilômetros sobre o nível do mar.

A biosfera é o sistema que engloba a todos os seres vivos do nosso planeta e a seu habitat. A biosfera é o lugar onde se desenvolve seu ciclo vital: o ar, a água e o solo onde os organismos mais diminutos até as grandes espécies de animais e plantas.

Se todos os seres vivos de estendessem de uniformemente sobre a superfície da Terra, formaria uma capara de pouco mais de um centímetro de espessura. Porém, a pesar de este tamanho insignificante, em comparação com as dimensões do nosso planeta, a biosfera é fundamental. Da biosfera depende a composição da atmosfera, da hidrosfera e da parte superficial da litosfera.

Os exemplos da importância da biosfera são encontrados no oxigênio da atmosfera que procede das plantas, na presença de nitratos no solo que procedem das substâncias descartadas pelos seres vivos.

A nível mundial a biosfera é um grande ecossistema que utiliza um só elemento que provem do exterior, a energia solar. Quando as plantas obtém energia proveniente do sol, através do processo conhecido como fotossíntese, liberam o oxigênio para a atmosfera e o dióxido de carbono, com esse processo, é eliminado. Quando respiram acontece justamente o contrário, à medida que os seres humanos queimam os componentes da biosfera como, por exemplo, os combustíveis de origem fóssil, as selvas e os campos, os gases do efeito estufa são imediatamente liberados a atmosfera.

A biosfera é, sem dúvida nenhuma, um dos fenômenos naturais mais complexos que os seres vivos podem presenciar. Também está claro, suas condições não são produtos do acaso, senão pela existência de diversos níveis hierarquia que permitem que as formas de vida, por mais simples que sejam, se alternem com as formas mais complexas de maneira muito bem organizada. Neste sentido, a famosa “Hipótese de Gaia” sustem que a biosfera mantém por si mesma as condições adequadas para a sobrevivência e para a permanência do planeta e em consequência dos seres vivos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)