Conceito » Bioma

Conceito de Bioma




biomaChama-se Bioma aquela determinada parte do planeta Terra que compartilha clima, vegetação e fauna. Isto é, o bioma é o conjunto de ecossistemas característicos de uma zona biogeográfica, no qual será nomeada a partir das espécies vegetais e animais que predominem e que de alguma maneira serão as mais adequadas para residir no mesmo.

Um bioma encontra-se estreitamente influenciado pelo tipo de solo, clima e a topografia que existe no lugar em questão e que obviamente apresentará diferenças entre um e outro bioma; as espécies que vivem e se desenvolvem em um bioma podem não o conseguir em outro e isto será justamente porque existem espécies que se adaptam a certas condições naturais enquanto que outras não podem fazer.

Cada um dos biomas que existem no planeta ostenta em seu interior associações vegetais e animais similares que formam, no mencionado conjunto de biomas, a biosfera que é parte da Terra e o lugar no qual tem desenvolvimento a vida.

Os principais biomas do planeta são os seguintes:

As Selvas, as quais são abundantes em climas equatoriais e se caracterizam pela recepção de abundantes chuvas durante o ano. Destacam-se por sua biodiversidade, tendo uma enorme variedade de animais e plantas, estas últimas de grande porte, sendo a mais extensa a do Amazonas de 6.000.000 de km quadrados.

As Savanas, por seu lado, são planícies que se encontram localizadas entre os trópicos, apresentando uma diminuição em sua vegetação quando se afastam da zona equatorial. Contam com árvores separadas por ervas e de alguma maneira resultam numa zona intermediária entre a estepe e o bosque.

Os bosques, que se desenvolvem em climas muito úmidos e contam com frequentes precipitações e nos quais predominará uma espécie de árvore que será a característica do bioma. Há bosques de clima frio, como as taigas na América do Norte, que apresentam uma maioria de árvores perennifolias (folhas que não caem) e de coníferas; outro tipo são os bosques caducifolios, porque suas folhas caem no Outono.

As tundras se encontram perto dos polos, onde a água apresenta forma de neve. Somente é factível encontrar musgos, líquens e ervas escassas.

Os pastos são próprios de zonas temperadas com poucas precipitações, seus solos são tão férteis que contam com grande quantidade de material orgânico; predominam as ervas empregadas para pastoreio.

Estepes, também características de lugares com poucas chuvas, predominam as ervas e arbustos.

Os montes, característicos de climas secos, onde há árvores pequenas e arbustos espinhosos. E os desertos, zonas nas que praticamente não há água, se destacam nas zonas tropicais e só permitem o desenvolvimento de plantas xerófilas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)