Conceito de Biogeografia

BiogeografiaDenomina-se Biogeografia à disciplina científica que estuda a distribuição, produção e modificação dos seres vivos no planeta Terra, além de cuidar dos perigos da extinção.

Vale destacar, que a Biogeografia é classificada como uma ciência interdisciplinar, pois além de ser um ramo da Geografia Física, também deriva da Biologia, nutrindo-se especialmente de seus argumentos e estudos.

A evolução biológica é o resultado de diversas questões, entre elas: a evolução biológica, a distribuição das diferentes espécies, a evolução do clima, a evolução das terras, dos mares, como consequência do deslocamento dos continentes.

Uma questão fundamental é que a superfície da Terra não é a mesma em todos os lados, ela se diferencia entre o meio aquático e o meio terrestre. Ambos os meios coincidem que o sol é a principal energia que os afeta, na qual é muito mais forte nas zonas próximas ao Equador do que das outras.

Desta forma, a Biogeografia se preocupa em estudar os mapas das áreas homogêneas que se caracterizam pelas mesmas condições e por apresentar características superespeciais e únicas a fim de interpretar como tem sido e evoluído a alteração perpetrada pela raça humana.

A Biogeografia está dividida em dois ramos, por um lado, a biogeografia histórica (que foca no estudo do tempo como objeto de estudo) e por outro, a biogeografia ecológica (que estuda tanto o espaço como a biodiversidade no tempo).

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Biogeografia