Conceito de Biogênese

BiogeneseO termo biogênese é um conceito que permite designar a teoria de que todo ser vivo procede de outro ser vivo; esta teoria se contrasta à teoria da geração espontânea ou abiogênese.

Vale destacar que a abiogênese envolve a crença de que a origem da vida é encontrada na matéria inerte. Este pensamento predominou no mundo da ciência desde a época dos filósofos gregos. Tanto é assim, que Aristóteles, afirmou que os animais e as plantas foram criados espontaneamente, ou seja, de modo natural a partir de seres vivos em processo de decomposição, seja no barro ou no lixo.

Então, até o século XIX, acreditava-se que era possível que a vida tivesse surgido de uma matéria inanimada em determinadas circunstâncias, ou seja, de uma geração espontânea, como citado anteriormente. No entanto, esta crença proliferou pela observação das larvas e fungos, por exemplo, que pareciam surgir de maneira espontânea e natural, quando a matéria orgânica ficava exposta.

Tempos depois, foi revelado que a partir destas circunstâncias observadas com frequência, que a vida era apenas apresentada através de outra vida, então, durante muitos anos se apostou na crença de que os organismos vivos podiam surgir espontaneamente formando-se a partir da matéria orgânica em decomposição.

No ano de 1665, o cientista Franchesco Reide, deu o pontapé inicial para demonstrar que a crença que predominava até o momento não era correta e demonstrou que os vermes detectados na carne procediam das larvas e das moscas, as quais não apareciam se a carne fosse protegida, por exemplo, por uma malha fina.

E finalmente em meados do século XIX, o cientista Louis Pasteur demonstrou que no ar há uma enorme quantidade de microrganismos que são responsáveis pela decomposição que padece a matéria orgânica.

Também, o termo apresenta outro uso recorrente, que é aquele que se designa ao processo dos seres vivos que produzem outros seres vivos, ou seja, o ser vivo que põe ovos segue proliferando e reproduzindo a espécie.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Biogênese. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/biogenese >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Biogênese