Conceito de Big Bang

Big-BangO Bing Bang é uma das teorias mais populares e propagadas sobre a origem do universo, acredita-se que foi produto de uma tremenda explosão.

A denominação Big Bang se deve ao astrônomo de origem britânica Fred Hoyle, produto de sua intenção de chamar de maneira pejorativa esta teoria com a qual não estava de acordo. A propósito este astrônomo foi autor da teoria do estado estacionário.

De acordo com a proposta do Big Bang, não havia nada no mundo e após uma explosão do nada surgiu a matéria e consequentemente todo o universo. A onda expansiva desta explosão foi capaz de irradiar por todas as direções e criou o que hoje conhecemos como universo.

No entanto, esta matéria começou dispersar-se de maneira fantástica após o fenômeno do Big Bang, a mesma era composta de partículas fundamentais como elétrons, fótons, bárions, positrons, entre outros.

Os primeiros elementos que constituem o universo foram produzidos imediatamente após o Big Bang, neste momento, a temperatura era realmente alta e a densidade presente ocasionou a fusão de partículas em elementos químicos.

Elementos como o hidrogênio e o hélio foram os primeiros que surgiram após a explosão e os componentes mais pesados chegaram posteriormente, aparentemente nas próprias estrelas. Uma teoria sobre o surgimento das galáxias e das estrelas afirma que após o esfriamento do hélio e do hidrogênio foram condensados nesses astros.

Vale destacar que desde que houve a explosão, o universo não parou de crescer, devido a isso os objetos astrofísicos se afastaram cada vez mais originando as distâncias que conhecemos hoje.

Recentemente cientistas do centro especializado da Universidade de Harvard, que justamente estudam este tema, encontraram ondas de gravidade que contribuíram com a teoria do Bing Bang.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Big Bang