Conceito de Biblioteca

BibliotecaCom o termo biblioteca podemos referir várias questões. Por um lado, é chamada biblioteca qualquer tipo de coleção organizada, seja de livros ou publicações em série, ou então de documentos gráficos ou audiovisuais, e que se encontram disponíveis para ser consultados ou levados por empréstimo.

Além disso, e com o mesmo termo refere-se a essas organizações ou parte delas cuja principal razão de ser consiste em construir, organizar, manter e atualizar os documentos que dispõem para que os mesmos possam ser consultados pelos usuários de acordo com as necessidades que possuem. As bibliotecas podem funcionar dentro de algum estabelecimento educativo como uma escola, uma universidade ou então, existir em um lugar físico que é exclusivo e estritamente destinado para a conservação de tais documentos e para garantir o êxito de sua principal finalidade, como mencionamos acima, será o empréstimo ou a consulta dos exemplares que estão armazenados em ordem para satisfazer as necessidades de quem vem para consultá-los.

Uma investigação, por exemplo, pode ser uma das razões pelas quais frequentarem uma biblioteca, isto é, podemos estar diante de uma investigação de um tema muito importante e sobre o qual já foi escrito longamente, e então para dar uma maior entidade e de alguma maneira também valida a aquilo que queremos provar e confirmar, será necessário consultar diferentes fontes, situação que deve ser realizada em uma biblioteca.

Também, no âmbito educativo costuma ser muito comum que mandem realizar trabalhos na biblioteca, por um lado para acostumar aos alunos a usá-las como principal e melhor lugar de consulta na hora de ter que resolver alguma investigação e pelo outro, porque será sempre melhor encontrar e ler em primeira mão aquilo que resulte de interesse para o trabalho em questão.

Dentro de uma biblioteca existem quatro elementos que resultarão ser fundamentais na hora do sucesso ou fracasso em seu propósito e são: a coleção, o uso, a organização e o pessoal que estiver a cargo de sua gestão e manipulação. Porque a coleção representa uma variedade heterogênea de propostas para consultar com sua evolução posterior. No entanto, a organização será fundamental na hora de recuperar a informação, por isso é que existem técnicas regularizadas para ajudar neste ponto.

O uso que tem de importante e determinante é que satisfaça as necessidades do usuário e finalmente, enquanto ao pessoal encarregado da gestão, será indispensável ter os conhecimentos, capacidade e rapidez indispensável para satisfazer as numerosas demandas que surgirem em uma biblioteca. E por outro lado, a palavra biblioteca é usada popularmente para referir-se aquele móvel ou estante que as pessoas utilizam e compram para colocar seus livros e coleções.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Biblioteca. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/biblioteca >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Biblioteca