Conceito de Bibliografia

BibliografiaO termo bibliografia apresenta dois usos bem recorrentes. Por um lado, determina a palavra de um catálogo de livros, textos, artigos e comentários sobre um determinado assunto ou pertencente a um autor particular. Como exemplo, temos os livros técnicos, científicos ou críticos; que costumam ter uma parte final destinada especialmente dedicada à bibliografia, onde são reunidos todos aqueles livros ou textos utilizados na criação da obra.

Por outro lado, também é usado o termo bibliografia para referir-se à ciência ou técnica que é dedicado exclusivamente ao estudo da descrição e classificação sistemática dos livros e outros materiais escritos.

Há muitas maneiras diferentes em que você pode classificar uma bibliografia, entre as mais frequentes encontramos a enumerativa, analítica, descritiva e textual.

Uma bibliografia será composta por vários elementos... a fonte, que é aquele lugar (livro/texto/documento) da qual se extrai a informação a ser citada. Geralmente aparece na primeira página da obra, no entanto, quando ela não aparece, deve-se buscar na capa, contracapa, parte traseira, ou qualquer outra parte do livro em que figurem os dados da autoria. Outro elemento é a citação, que são referências a outros autores ou obras incorporadas no documento realizado. Quando se trata de citações textuais uma parte do conteúdo de uma obra é a que será transcrita da mesma forma que aparece no original e sempre entre aspas; então, nestes casos as referências vão depois das aspas.

As referências bibliográficas devem ser descritas convenientemente nas notas de rodapé ou no final de um capítulo da obra, segunda corresponda. Este procedimento pode ser materializado de três formas diferentes, através de números, de citação em notas e citações do autor e do ano.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Bibliografia