Conceito de Beterraba

BeterrabaA beterraba é uma planta que procede do sul da Europa e do norte da África. Sua denominação científica é a Beta vulgaris.

Existem muitas variedades de beterraba: a vermelha grande, pequena maravilha, sangria, dourada, etc. As mais conhecidas são as de cor avermelhada que podem ser plantadas em grande escala ou em pequenas hortas.

Um alimento fundamental para vegetarianos e veganos

A beterraba é um alimento muito apreciado entre as pessoas vegetarianas e veganas. É uma hortaliça rica em minerais e vitaminas C e D, como também muito valorizada para proporcionar energia ao organismo.

Pode ser consumida em forma de salada, cozida ou em sucos, embora mantenha melhor suas propriedades quando está crua. É recomendável cozinhar a beterraba com a própria pele e retirá-la antes de consumir. Quando se compra enlatada perde grande parte de suas propriedades.

Este vegetal necessita de um clima temperado para crescer sem problemas. Deve ser cultivado em solo fértil e com alto nível de minerais. Recomenda-se o cultivo em ambientes frescos e com abundância de água.

Análise do contexto histórico da beterraba

Do ponto de vista histórico, há certeza de que os romanos cultivavam e empregavam suas raízes para alimentar-se, como também para nutrir o gado. Foi a partir do século XVI que seu consumo começou a se popularizar em toda Europa. Após isso, descobriu-se que tinha importante fonte de açúcar (mais especificamente a sacarose) e por isso foi difundida nas fábricas de açúcar.

No século XIX, o cultivo da beterraba adquiriu grande relevância no comércio internacional, especialmente na França, foi aí que abriram várias escolas de química açucareira, inclusive com um número elevado de fábricas (até a metade do século XIX a produção de açúcar procedente da beterraba era superior ao açúcar produzido da cana).

Benefícios para a saúde

Além de ser uma aliada para combater a anemia, a beterraba é eficaz contra as doenças cardiovasculares. Seu alto conteúdo de fibras a torna um alimento muito útil para favorecer a digestão, manter os níveis de açúcar no sangue e para diminuir os níveis de colesterol. Também combate a prisão de ventre e as hemorroidas. Tradicionalmente esta hortaliça é empregada para curar as doenças da bexiga e melhorar a função hepática.

As folhas da beterraba são uma fonte de vitamina A e suas raízes contêm vitamina C. Pelo fato de conter ácido fólico e vitamina B6 é importante para o crescimento dos tecidos e por este motivo é consumida por mulheres grávidas.

Suas excelentes propriedades fazem com que a beterraba seja um alimento altamente valorizado e tonificante em períodos de recuperação.

Foto: iStock, KM6064

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Beterraba