Conceito de Bens de Troca

Bens-de-TrocaOs bens de troca são aqueles destinados à compra e venda que tem o propósito de produzir algum tipo de lucro.

Os bens de troca são conhecidos como os valores que pertencem ao ativo financeiro de uma instituição através das operações de compra e venda. Um claro exemplo pode ser dado através das mercadorias produzidas por uma empresa.

Para uma determinada entidade, os bens de troca devem ser tangíveis para serem comercializados durante sua atividade. Os bens de troca podem ser produzidos por uma empresa, como também adquiridos com a revenda. Um bem de troca pode ser encontrado durante o processo de produção, em etapas iniciais ou finais, ou então, estar no local ou em trânsito.

Em uma empresa, todo ativo é um recurso e um potencial bem de troca à medida que tem uma utilidade econômica e possui um valor de troca ou de uso. O primeiro é classificado como valor líquido de realização, enquanto o segundo é o valor de utilização econômica. Um bem de troca é formado pelo valor de venda menos o custo desta operação.

Todo ativo constitui um recurso econômico para a empresa, ou seja, tem uma utilidade econômica seja em dinheiro ou para tornar-se, são bens que se espera vender ou utilizar; tecnicamente tem um valor de troca ou de uso.

Um exemplo são as mercadorias planejadas para a revenda, pois apresentam um alto valor de troca, mas nulo de uso. Em compensação, um móvel ou similar possui tanto valor de troca como de uso.

Assim, um bem que perde todo seu valor de troca ou de uso não é mais um ativo da empresa.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Bens de Troca