Conceito de Benemérita

BenemeritaA palavra benemérita é empregada em nosso idioma para designar à pessoa ou objeto que presta serviços ou executa tarefas sendo merecedora de reconhecimento, prêmio ou recompensa. “Sua ação benemérita com a comunidade foi digna de um prêmio entregue pela autoridade municipal”.

Assim, este conceito, na maioria das vezes, é mais utilizado em nossa língua para indicar algo que um indivíduo faz e que se caracteriza por ser merecedor, digno e honrado.

O oposto de benemérito é o que se caracteriza por ser indigno e desprezível, além de não merecer nada para ser elogiado.

No entanto, devemos destacar que benemérito não é um termo popular em nosso idioma, assim que existem outras palavras mais comuns e usadas no cotidiano como mérito, digno, honrado, respeitado, entre outras.

Por outro lado, a Espanha apresenta uma utilização específica e comum para este termo, onde apelida de maneira popular a Guarda Civil Espanhola.

A Guarda Civil Espanhola é o principal órgão militar responsável de velar pela segurança pública da Espanha. Por esse motivo se acopla aos outros órgãos do estado.

Foi criada no ano de 1844 pelo militar espanhol, duque de Ahumada, Francisco Javier Nepomucemo Girón. No entanto, foi no ano de 1929 que começou a receber o apelido de benemérita. E essa denominação tem a ver com sua ação em favor da segurança da comunidade, protegendo-a principalmente nos anos iniciais.

Uma grave consequência deixada para a comunidade espanhola por causa da guerra com a França por sua independência foi a presença de vândalos e ladrões ao longo do caminho. Assim, disposto em terminar com isso, o duque de Ahumada procedeu a sua criação.

Sua excelente realização a tornou como principal referência em matéria de segurança pública.

Além disso, a distinção que recebeu no ano de 1929 com a Grã-Cruz da Ordem Civil de Beneficência contribuiu para o recebimento desse nome.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Benemérita