Conceito de Benchmarking

BenchmarkingO conceito de Benchmarking é relativamente novo e pode estar baseado em uma palavra japonesa: “dantotsu” que significa literalmente “o melhor do melhor”, ou seja, o melhor em tudo. Esta palavra é usada para definir um processo usado para superar os concorrentes em todos os aspectos: ser o melhor em tudo.

Grandes companhias norte americanas têm utilizado o Benchmarking para abordar o planejamento estratégico de forma mais precisa, conseguido grandes resultados e parece que o uso deste processo ganha cada vez mais espaço no mundo dos negócios.

Comparar produtos, serviços e estratégias empresariais entre as empresas que mais se destacam no mundo, que são lideres em seus setores, para poder competir com mais poder de mercado e superar todas as estratégias comerciais dos concorrentes: isto é o que significa Benchmarking. Estar sempre em uma posição vantajosa com relação ao concorrente.

Benchmarking é um processo continuado, uma investigação precisa que aporta informações de alto valor, aprender com outros, um trabalho árduo que consume muito tempo e que tem a disciplina como uma das suas características mais fortes, uma ferramenta útil a qualquer empresa que pode ser perfeitamente aplicada a quaisquer tipos de processos.

Benchmarking apareceu devido a necessidade de conhecimento e a vontade de acelerar o processo de aprendizagem, como a necessidade de abordar e resolver um problema sempre do melhor ângulo possível para obter ótimos resultados.

Nas últimas décadas a competitividade aumentou em todo o planeta e este fator obrigou as empresas a adotar medidas novas para aprimorar seus processos de produção, seus produtos e seus serviços e com isto oferecer produtos com mais qualidade e com o custo reduzido ao máximo e com isto poder atingir um nível mais alto na corrida pela liderança do mercado.

Porém a utilização do Benchmarking não significa que se tenha que desrespeitar as normas e regras. Neste processo é obrigatório um controle total e constante desde o princípio até o final do mesmo.

O uso do Benchmarking oferece aos que o utiliza uma série de vantagens e uma das que destaca é a maneira de pensar com respeito à necessidade de melhorar em todos os movimentos. No Benchmarking o senso de urgência e de competitividade de um indivíduo ou de uma equipe de trabalho com o intuito de implantar melhoras.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Benchmarking. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/benchmarking >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Benchmarking