Conceito de Bem-vindo

O recebimento que uma pessoa faz à outra recebe o nome de bem-vindo

Por exemplo, quando uma pessoa organiza uma festa em sua casa deseja ser uma boa anfitriã dessa reunião de amigos, por isso tem a atitude amável de dar um caloroso bem-vindo a todos para que se sintam em suas próprias casas. O bem-vindo mostra o acolhimento de coração que uma pessoa oferece à outra.

Ou seja, é a abertura da alma no contato emocional entre uma pessoa e a outra, por onde se cria um microcosmo pessoal através de uma relação interpessoal. Existem vários contextos em que se pode dar um bem-vindo a uma pessoa. Um dos mais habituais é quando uma pessoa volta para casa após uma longa jornada de trabalho e recebe um bem-vindo de alguém.

O recebimento de uma pessoa à outra

Vale ressaltar que apesar do termo bem-vindo ser positivo, este recebimento também pode ser negativo. Assim ocorre, por exemplo, quando uma pessoa chega irritada em casa após um longo dia de trabalho pesado e é recebida pela outra com indiferença e silêncio.

O modo mais habitual de dar bem-vindo a uma pessoa é através de algumas mensagens utilizadas no contexto social: “Bom dia”, “Fico feliz por estar aqui”, “Espero que volte logo”, “Sempre será bem recebida”, entre outras.

O bem-vindo deixa uma marca

Do ponto de vista profissional, quando uma pessoa ingressa em um novo cargo de trabalho também recebe um bem-vindo por parte da empresa com o objetivo de ajudar a adaptação do trabalhador.

Existem várias formas de bem-vindo que deixam uma marca especial no coração. Na verdade, estes bem-vindos são muito importantes e fundamentais para animar uma pessoa a voltar a nos visitar. Se uma pessoa não se sente bem recebida em um lugar, o mais provável é que não volte mais.

Não se pode dar bem-vindo apenas a uma pessoa através de palavras, mas também através de gestos. Por exemplo, um abraço é símbolo de bem-vindo durante as festas de Natal principalmente quando as pessoas que estão longe voltam aos seus lares.

Foto: iStock - BraunS

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Bem-vindo