Conceito de Bem-Estar Social

Bem-Estar-SocialO Bem-Estar Social se refere a um conjunto de fatores ou elementos participantes na hora de determinar a qualidade de vida de uma pessoa e que também permitem gozar e manter uma existência tranquila, sem privações e com um constante estado de satisfação.

Entre estes fatores podemos incluir e incidir quase da mesma maneira aspectos econômicos, sociais e culturais. Embora o que entendemos por bem-estar possua uma importante carga subjetiva imprimida em cada individuo com sua própria e única experiência, porque é claro, o que para uma pessoa é bem-estar para outra pode não ser. Existem fatores objetivos para determiná-lo e são os que nos permitem falar e distinguir quando há ou não há uma situação de bem-estar.

Existem diversas maneiras para medir o bem-estar, desde um ponto de vista estritamente econômico, porque sem dúvidas além de qualquer tipo de consideração, a favor ou contra, é o que nos permite aproximar da conquista de uma situação de bem-estar global em que se incluam todos outros aspectos, o social, cultural, etc. O Produto Interior Bruto (PIB) de uma Nação associado com o nível de distribuição de riqueza de uma sociedade é o que nos dirá se há ou não bem-estar, porque um PIB alto com uma real distribuição em matéria de riqueza provoca um grande bem-estar na sociedade, mas caso contrário, o PIB não for significativo e não haver concentração de riqueza, então, não poderemos falar de bem-estar na sociedade em questão.

Assim mesmo, os índices de preços bem medidos estão claros, não a imagem que muitos governos fazem para favorecer suas gestões e o índice de desemprego de uma Nação que nos permite saber do bem-estar ou não existente em uma sociedade.

Mas também fora do econômico, há outras formas para determinar o bem-estar de uma comunidade: a esperança de vida ao nascer, a taxa de alfabetização, a quantidade de livros publicados por ano, o número de pessoas com acesso à Universidade, a disponibilidade de alguns bens de consumo que não são considerados básicos dentro das necessidades, como o computador, o celular, entre outros.

No entanto, o Estado é o principal responsável e que terá em suas mãos o poder para que uma sociedade consiga o bem-estar através de diversas políticas e medidas tendentes a corrigir os vícios e as injustiças surgidas, promover o bem-estar para cada um dos habitantes do país e por isso, terá a cobrança do povo em gerar e multiplicar as riquezas da nação.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Bem-Estar Social. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/bem-estar-social >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Bem-Estar Social