Conceito » Bem

Conceito de Bem




Bem, termo que possui mais de um significados no seu conceito e pode variar muito no seu contexto geralBem.

O primeiro é o conhecido como bem filosófico; no rerente à filosofia o bem é o antagonismo do mal; tudo aquilo que é contrário ao mal, ou seja, tudo aquilo que faz oposição ao bem é considerado mal neste conceito em particular. Estar bem é exatamente o contrário de estar mal.

O segundo significado do conceito do termo bem é o econômico. Tudo aquilo que se considera recurso, são bem. Para melhor explicação recorre-se ao exemplo de que este tipo de bem, também considerado bem material, são coisas ou objetos adquiridos através de aquisição em lojas, mercados, shoppings, etc., ou conseguidos através de uma herança destinada ao possuidor do bem, ou bens. Bem econômico é tudo aquilo conseguido através do dinheiro ou da troca de uma coisa por outra de valor similar. Um carro, uma residência, peças de roupa, computadores, objetos de coleção e uma longa lista de produtos ou objetos podem ser considerados como bens. Tudo o que se refere anteriormente neste parágrafo é considerado como bens.

Como terceira definição de bem, refere-se ao chamado bem jurídico. O bem jurídico é aquele que está protegido pelo direito de posse. Não se deve confundir o interesse social como um bem jurídico se ele não goza da proteção da lei.

Bem é uma coisa material que são de utilidade para o ser humano. Os critérios para a classificação de bem está de acordo com a importância do mesmo.

O conceito de bem envolve mais subdivisões que merecem em outra oportunidade uma definição mais específica: bem corpóreo, bem incorpóreo, bem móvel, bem fungível, bem infungível, bem inconsumível, bem divisível, bem indivisível, bem singular, bem coletivo, bem público e uma longa lista que faz referência à interpretação do termo.

Bem também pode ser considerado como uma ação de uma pessoa com referência à outra; um exemplo prático de bem neste sentido é quando uma pessoa com uma melhor condição de vida ajuda a outra que necessita ajuda para alimentar-se, esta ação é considerada como fazer um bem. Comportar-se de maneira adequada é considerado como comportar-se bem.

O termo pode ser aplicado em várias situações e em campos diversos e o bem sempre está ligado ao lado positivo em todas as interpretações do mesmo.

>> Próximo - Que Conceito >>