Conceito de Beligerante

Friends working togetherExistem diversos tipos de atitudes relacionadas ao homem que mostra certa pré-disposição na pessoa. O sujeito beligerante é aquele que está pré-disposto para a guerra. Beligerante é o adjetivo que mostra a agressividade ou situação de defesa de uma pessoa pré-disposta à guerra. Portanto, trata-se de uma relação que estabelece uma posição de luta entre diferentes elementos.

Beligerante é um conceito procedente do latim, especificamente, formado através do substantivo bellum, onde belli significa guerra.

De outro ponto de vista, uma pessoa beligerante pode ser também um sujeito aguerrido com tendência especial à polêmica. Existem alguns conceitos que são sinônimos de beligerante e que podem ser utilizados no mesmo contexto semântico. Em seguida, vamos mostrar uma lista destes sinônimos: oponente, rival, combatente, aguerrido, entre outros. No contexto da guerra representada pela luta está vinculada diretamente à dor, à perda e ao sofrimento. Por isso, a paz é o pilar essencial para uma vida feliz, é um conceito tão importante que não só representa a paz social, mas também a paz interior, ou seja, da tranquilidade anímica.

Além do contexto da guerra, o termo beligerante também pode ser utilizado pela associação de ideias em outros contextos mais cotidianos, por exemplo, para representar o modo de ser de uma pessoa. Um indivíduo pode ser beligerante quando defende suas ideias com muita veemência, assim que é uma pessoa apaixonada naquilo que acredita e defende de verdade. Deste modo, luta pela verdade de suas ideias, não se coloca no papel de espectador e atua como protagonista de sua própria vida. São pessoas que transmitem muita força.

Entretanto, a atitude de ser beligerante pode ser muito positiva em relação à paixão existente por essa posição, mas também apresenta aspectos negativos como é o caso das pessoas conflituosas. O sujeito beligerante pode ser também arrogante e soberbo em seu trato com os demais, ao ponto de colocar-se num papel de superioridade. Além disso, faz afirmações como se fossem verdades absolutas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Beligerante