Conceito de Beisebol

BeisebolO beisebol é o nome popular de um esporte praticado especialmente em países como Estados Unidos, Canadá, México e Venezuela, ou seja, com predomínio da zona norte e central do continente americano.

O jogo envolve duas equipes, cada uma é formada por nove jogadores, além de mais dois elementos: os tacos e a bolinha. Os competidores devem percorrer seus postos e as bases do circuito dentro de um campo condicionado de maneira especial para sua prática.

O campo de jogo onde é praticado o beisebol é constituído de grama em sua maior parte, embora haja algumas áreas especificas de terra ou areia, como aquela que os jogadores correm para alcançar sua base e anotar o ponto. Além disso, a zona do batedor também é de terra.

Basicamente o jogo de beisebol consiste em rebater a bola com o taco justamente para colocá-la em jogo, enquanto isso, o jogador que rebateu a bola deve correr o campo com a missão de alcançar todas as bases até dar a volta completa e regressar ao seu posto inicial. Quando consegue isso de maneira satisfatória conquista um ponto para sua equipe, o que é conhecido como uma corrida.

No entanto, nem tudo é correr e completar a volta, o batedor também deve submeter-se aos ataques dos outros jogadores, tratando de conseguir a bolinha novamente ou evitar que o adversário consiga alcançar a base e anotar o ponto ou então corrida.

Neste jogo não há empate entre equipes como acontece no futebol. No beisebol deve haver um ganhador e um perdedor. Se após completar os nove innigs ou entradas, que é o tempo estipulado, o jogo ainda não for definido para alguma das equipes e persistir a igualdade, o jogo deverá continuar até que se chegue a um vencedor.

Embora a história do esporte destaque que na antiguidade clássica houve evidências claras de jogos que consistiam em rebater uma bolinha, considera-se que o beisebol nasceu formalmente em meados do século XIX, nos Estados Unidos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Beisebol