Conceito de Batalha

Batalha. Do verbo batalhar, lutar, brigar. A palavra possui um siginificado muito amplo que vai mais além da sua simples definição já que uma batalha poder servir para mudar o rumo de vida de um ser humano, as normas de uma sociedade ou toda vida de um povo, de uma nação. Uma batalha pode ser corporal, moral, exterior ou interior. Mas geralmente este termo está relacionado com a guerra física e tem como base cumprir o objetivo de vencer. A ação de uma batalha é derrotar o inimigo ou fazê-lo reconhecer a derrota. Contudo, também nas batalhas físicas os elementos interiores como a moral e a estratégia tem sua função. Não só a força bruta e o armamento são primordiais para vencer uma batalha.
Os tipos de batalhas podem ser vários. Entre as batalhas bélicas podemos citar batalhar terrestres, aéreas ou navais e estas geralmente recebem o nome do lugar onde se realizam como por exemplo a Batalha dos Guararapes no sul Recife, que aconteceu em jaboatão dos Guararapes, ou a batalha do fanfa realizada na ilha do fanfa no Rio Grande do Sul.O nome dado a batalha na Idade média era muito importante já que se acreditava que o nome influiria no resultado e imortalizaria os implicados. Se as batalhas se dão mais de uma vez em um mesmo lugar, recebem uma numeração: 1ª ou 2ª batalha, por exemplo.
Batalhar para conseguir ganhar uma causa no tribunal, por conseguir a custodia de seu filho ou sua liberdade, batalhar para sobreviver as adversidades da vida ou simplesmente batalhar porque os dirigentes de um país acham que é necessário para obter benefícios. Uma batalha seja bélica ou não, tem efeitos definitivos sobre os participantes. Deixam marcas físicas ou psicológicas que são praticamente impossíveis de apagar.
A nível político os efeitos também são bastante evidentes. As consequencias tanto dos dos vitoriosos como dos derrotados se percebem claramente.
Poderiamos dizer então que no sentido bélico uma batalla é um período de enfrentamento que se da dentro de um conflito de maior amplitude que é a guerra. E uma batalha a nível psicológico é um espaço de enfrentamento interior que afeta a moral e todo o funcionamento do indivíduo que passa por esse processo.
Simone Sousa

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Batalha