Conceito de Bartender

Indivíduo cujo trabalho é atender os clientes que consomem bebidas no balcão de um bar

O bartender é um temo originário da língua inglesa, mesmo assim seu uso seu tornou generalizado e muito popular em nossa língua (principalmente como barman para os homens e barwoman para as mulheres). É utilizado para referir-se ao indivíduo cujo trabalho é atender os clientes que consomem bebidas no balcão de um bar, restaurante, cervejaria, cantina, entre outros lugares deste tipo.

Isto é, o trabalho de um bartender se reduz exclusivamente em atender o público que se encosta ao balcão para consumir bebidas - especialmente preparadas por ele - e ainda serve algum tipo de alimento ou comida de fácil preparo como sanduiches ou porções.

Criação de bebidas

No entanto, o trabalho do bartender não se reduz apenas em servir aquilo que o cliente pede, na realidade, trata-se de uma atividade que exige uma boa preparação e conhecimento de vários tipos de bebidas e seus respectivos teores alcoólicos para, em seguida, combinar algumas delas na criação de bebidas especiais exclusivas.

A propósito, em torno dessa atividade há uma grande parcela de criatividade colocada a serviço da criação de bebidas, inclusive muitos das bebidas mais populares são criadas por um bartender.

As bebidas mais populares e comuns que os clientes pedem no balcão para o bartender são: cerveja, uísque, vinho, gim, vodka, entre outras. Porém o que mais se espera de um bartender é a criação de bebidas junto ao uso da coqueteleira para combinar diversas bebidas alcoólicas, inclusive em alguns casos, até as frutas são acrescentadas.

Um showman do balcão

Muitos bartenders sabem fazer do seu trabalho um autêntico espetáculo, acrescentam a música e várias coreografias enquanto preparam as bebidas.

No entanto, vale destacar que embora o conceito bartender esteja associado na maioria das vezes ao trabalho de servir bebidas alcoólicas no balcão de baladas ou casas noturnas; este profissional também pode servir outras bebidas no balcão de um bar como café, suco e refrigerantes.

Podemos dizer então que o grande uso desta palavra tira o protagonismo de outros conceitos populares e originais como garçom, atendente, balconista, entre outros.

Foto: iStock, mediaphotos

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Bartender. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/bartender >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Bartender