Conceito de Barramento de dados

Barramento-de-dadosO barramento de dados, também conhecido como data bus, é um dispositivo em que através do interior de um computador são transportados dados e informações importantes.

Para a informática, o barramento é uma série de cabos que funcionam carregando dados na memória para transportá-los à Unidade Central de Processamento ou CPU. Em outras palavras, o barramento de dados é um canal de transmissão da informática dentro de um computador que une os componentes desse sistema ao microprocessador. Este barramento funciona organizando a informação transmitida a partir de diferentes unidades e periféricos à unidade central, agindo como um semáforo ou regulador de prioridades e operações a executar.

Seu funcionamento é simples: em um barramento, todos os diferentes módulos que o compõem recebem dados indistintamente, são ignorados os dados que não são dirigidos e, em compensação, são comunicados aqueles que têm importância.
Do ponto de vista técnico, o barramento de dados é um conjunto de cabos ou condutores elétricos nas faixas metálicas da placa mãe do computador. Sobre este conjunto de condutores circulam os sinais que conduzem os dados.

Existem diferentes tipos de barramentos. O barramento de endereços, por exemplo, transporta valores que indicam a localização dos dados ou dispositivos. O barramento de controle, por outro lado, transfere dados das operações encontradas na CPU. Já o barramento de dados transporta informação entre dispositivos de hardware como teclado, mouse, impressora, monitor e também de armazenamento como disco rígido ou memórias móveis.

Em diferentes tipos de computadores são usados vários tipos de barramentos. Para PC, por exemplo, são comuns o PCI, ISA, VESA, MCA, PATA, SATA e outros como USB ou Firewire. No Mac, em compensação, são utilizados os mesmos ou outros como o NuBus.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Barramento de dados. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/barramento-de-dados >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Barramento de dados