Conceito de Barra de status

Barra-de-statusA barra de status não é uma barra usada por nenhum governo ou estado em geral, também não é um local para beber e comer. Brincadeiras a parte, podemos afirmar que se trata de um programa que está localizado no rodapé dos documentos, navegadores, editores de texto, etc. Essa barra informa o que está sendo realizado no programa. Quando um programa está trabalhando ele fornece informações do que está sendo executado (especialmente se a tarefa exige algum tempo).

Geralmente, há poucas opções, no entanto, clicando o botão esquerdo do mouse, abre-se um menu que mostra algumas informações dos documentos. Esse processo é útil para ter acesso a informações úteis do documento ou programa, sem a necessidade de realizar outra operação. Essa barra pode ser editada para ficar invisível. Se ela não é usada, é melhor desabilitá-la ou torná-la invisível, especialmente em computadores ou tabletes, diminuindo assim a quantidade de janelas para trabalhar.

Nos dispositivos inteligentes podemos configurar a barra de status e mudá-la de cor conforme nosso gosto.

Não há como confundir a barra de status com a barra de tarefa do Windows. A barra do Windows somente mostra os programas ou pastas abertas no PC. A barra de status nos permite ver processos que estão sendo executados. A barra de status prática é aquela configurada somente com elementos úteis e os mais utilizados. Os navegadores atuais não têm uma barra de status padrão, embora quando há alguma informação que apareça no rodapé da página do navegador, o mesmo desaparece quando clicamos com o mouse no local da informação. Cada desenvolvedor acrescenta em sua barra de status as visualizações necessárias para um trabalho eficiente, por esse motivo, as barras de status não são todas iguais, mas os programas têm funções idênticas. Os desenvolvedores de softwares decidem as funções mais convenientes segundo seus critérios.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Barra de status