Conceito de Barra de Ferramentas

Barra-de-FerramentasA barra de ferramentas de qualquer aplicativo ou programa é um componente usado na vertical ou horizontal que permite a realização de várias tarefas com o programa utilizado. Um programa pode ter várias barras de tarefas, onde o usuário escolhe a mais útil em cada momento de seu trabalho. As barras de tarefas costumam ser bastante flexíveis e, em alguns casos, permitem a combinação dos botões ou ações destas barras em uma só e ao próprio gosto.

A partir de 1973, com a chegada da Xerox Alto, aliás, um dos primeiros computadores do mundo, houve a necessidade de uma interface gráfica que facilitasse a vida do usuário. Esta experiência envolveu o desenvolvimento de elementos visuais com uma variedade de métodos de trabalho simples (usando a barra de ferramentas) para facilitar a manipulação dos usuários, seja ele especialista ou não.

A barra de ferramentas pode ter uma grande quantidade de elementos e assim cobrir boa parte da tela do computador. Por isso, é importante editar e colocar apenas os itens que costumam ser usados com frequência. Uma barra de ferramentas não precisa ser extensa nem mesmo ter um formato específico, simplesmente uma boa quantidade de botões que permita uma variedade de funções e assim ser utilizado no programa.

Desde a versão do Office 2007, existe uma barra de ferramentas que permite ocultar ou mostrar somente aquilo que queremos ou necessitamos.

As barras de ferramentas que mais incomodam os navegadores são aquelas que se “instalam sozinhas” após a baixa de um site gratuito. Elas costumam deixar o computador mais lento e por isso devem ser desinstaladas. Este tipo de barra faz links com outros aplicativos que muitas vezes não usamos.

Configurar uma barra de ferramentas é fácil e a melhor maneira é usar a sobreposição. Este método permite acionar os botões que realmente são utilizados com apenas um clique. Desta maneira, os botões não ocupam espaço na área de trabalho. Em alguns programas pode ser difícil sobrepor funções, mas para isso existe a ajuda desse mesmo programa.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Barra de Ferramentas. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/barra-de-ferramentas >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Barra de Ferramentas