Conceito de Banco de dados

Banco-de-dadosO banco de dados é um conjunto de dados informativos organizados no mesmo contexto para seu uso e conexão.

O termo banco de dados se refere a um banco de informações que contém dados relacionados a diversos temas e classificados de várias maneiras, mas que também compartilham entre si todo tipo de vínculo ou relação que buscam para organizar-se e classificar-se conjuntamente.

Existem diversos tipos de banco de dados, desde um pequeno fichário caseiro para organizar livros e revistas por ordem alfabética até um complexo banco de dados de ordem governamental. Recentemente, o termo banco de dados começou a ser utilizado quase que exclusivamente em referência a bases construídas através de programas informáticos que permitem uma melhor organização. Os bancos de dados de um computador são criados através de um software ou até mesmo de forma online pela internet. De qualquer forma, suas funções disponíveis são praticamente ilimitadas.

Os bancos de dados podem ser classificados como estáticos, em caso de servir apenas como leitura e armazenamento; ou dinâmicos, quando a informação se modifica e pode ser atualizada. Também, conforme seu conteúdo pode ser bibliográfico, de texto completo, de diretórios ou tipo biblioteca.

O uso de um banco de dados é tão intenso que pode ser utilizado, por exemplo, em uma biblioteca ou arquivo que guarda livros para consulta frequente, como também pode ser empregado para guardar material biológico, como um arquivo genético ou um banco de esperma que o armazena para futura fertilização. Este tipo de clasificadores contribuyen, por supuesto, a labores diarias de casi todo tipo de empleos, como registrar las comunicaciones que se sostienen con clientes, almacenar datos de proveedores, archivar datos, números y todo tipo de información que el usuario quiera poner en relación o encontrar fácilmente con sólo ingresar una palabra clave.

Este tipo de classificação contribui no trabalho diário de vários empregos, como registrar as comunicações dos clientes, armazenar dados de fornecedores, arquivar dados, números e todo tipo de informação que o usuário deseja encontrar facilmente com apenas o clique de uma palavra chave.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Banco de dados. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/banco-de-dados >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Banco de dados