Conceito de Banco Central Europeu (BCE)

Banco-Central-Europeu-BCEO Banco Central Europeu, também conhecido pelas siglas BCE, é a instituição e autoridade máxima nas questões vinculadas ao Euro, moeda única e comum que circula nos países que formam parte da comunidade política conhecida como União Europeia (UE).

Os bancos centrais são instituições financeiras, de caráter público, presentes em quase todos os países do mundo cujo principal objetivo é ser a autoridade máxima em questão monetária, ou seja, os bancos centrais são responsáveis por emitir a moeda de curso legal no país em questão e a tudo que está relacionado à implantação e planejamento da política monetária do país.

O ideal é que o banco central conte com absoluta independência e autonomia em relação ao poder executivo ou à autoridade política que seja para entender e desenvolver o tipo de política monetária que melhor convenha ao país, entretanto, muitas vezes, isso não acontece e assim surgem os grandes problemas e desastres em matéria financeira.

Ao BCE também lhe corresponde, por suas atribuições, intervir nos preços estabelecidos pela UE, proteger e garantir a estabilidade, como também afastar o fantasma da inflação. Como sabemos, a inflação é um dos maiores flagelos econômicos de um país porque é justamente ela que acaba com o salário da população.

Também lhe compete desenvolver e implantar as políticas monetárias e econômicas da UE, assim como exercer o controle sobre o sistema financeiro, pois se sabe que para qualquer país é fundamental garantir a estabilidade e seu bom funcionamento econômico.

Assim mesmo, exerce uma espécie de ligação e lugar comum a que recorrem todos os bancos centrais que integram a UE e que adotaram o euro como moeda oficial e única. Neste sentido, sua principal tarefa é coordenar a atividade para garantir a cooperação de cada estado. Formalmente esta ação conjunta se chama eurossistema.

Vale destacar que o BCE é uma entidade autônoma que não recebe ordens nem aceita a direção dos bancos centrais que integram a zona do euro.

Está administrado por um comitê executivo integrado por seis diretores que cumprem um mandato de oito anos.

Dispõe de um conselho de governo e um conselho geral que também ocupam o planejamento das políticas em questão.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Banco Central Europeu (BCE)